31 de maio de 2013

Copa do Mundo de Futebol de Areia (FIFA Beach Soccer World Cup)

Apesar do Futebol de Areia ter seu Mundial desde a década de 1990, a FIFA só reconhece os Mundiais que ela organizou a partir de 2005.


No início, a competição era anual, mais em 2009 passou a ser a cada dois anos. Suas primeiras edições foram no Brasil, mas de 2008 em diante passou a ser em outros países e vem crescendo a cada ano.

O troféu feito na Inglaterra é composto de zinco, latão e ouro. É o mais cobiçado do futebol de areia.

2021 Rússia

2019 Portugal

2017 Brasil

2015 Portugal

2013 Rússia

2011 Rússia

2009 Brasil

2008 Brasil

2007 Brasil

2006 Brasil

2005 França

CAMPEÕES ANTES DA FIFA:

Ocorreu anualmente de 1995 a 2004 e o Brasil foi campeão de todas as edições, exceto em 2001 quando Portugal conquistou.

19 comentários:

  1. Caro Ariel sou fã do blog , gostaria de pedir post sobre a Copa Intertoto da Uefa , sei que era um tornei para times de menor tradição na Europa , gostaria de saber mais sobre esse torneio , desde já agradeço , um grande abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado JPBOY pelo prestígio! Já andei pesquisando a Intertoto e é uma competição doida que tinha vários campeões rsrs

      Andei juntando material para montar o post, mas ainda não consegui fechar. vou tentar montar um post legal, mas devo demorar um pouco, pois não ando com muito tempo. Nas férias, eu já programei posts por vários meses e por isso que consigo atualizar o blog toda semana.

      Assim que eu fechar eu posto! Abraço!

      Excluir
    2. Tenho aqui algumas imagens que podem te ajudar na pesquisa da Copa Intertoto.
      Troféu ( Vista frontal ) : http://www.juveclub.net/wp-content/uploads/2011/11/CoppaIntertoto.jpg
      Trófeu ( Vista semi-lateral ) : http://www.ecured.cu/images/e/ea/Trofeo_Copa_Intertoto.jpg
      Logo da competição : http://3.bp.blogspot.com/_rqtbkSxIxBY/TBy2WT3nzBI/AAAAAAAAAA8/3mRHKZScZOk/s320/1_IntertotoCup1.jpg

      Espero que eu tenha te ajudado .
      Abraço !

      Excluir
    3. Eu andei pesquisando sobre a Copa Intertoto. Ela era muito doida rsrs

      Tinha ano que tinha 4, 8 campeoes... fotos dos times com o trofeu? quase nenhuma... mas prometo fazer um post mais para frente!

      Excluir
    4. Copa Intertoto publicada!!!

      Abraços!

      Excluir
  2. Caro Ariel sou fã blog , gostaria de pedir a vc post sobre a Copa Intertoto , que era um copa de valor secundário na Europa ,e contava com clubes de pouca tradição do futebol europeu , obrigado e grande abraço Ariel !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado JPBOY pelo prestígio! Já andei pesquisando a Intertoto e é uma competição doida que tinha vários campeões rsrs

      Andei juntando material para montar o post, mas ainda não consegui fechar. vou tentar montar um post legal, mas devo demorar um pouco, pois não ando com muito tempo. Nas férias, eu já programei posts por vários meses e por isso que consigo atualizar o blog toda semana.

      Assim que eu fechar eu posto! Abraço!

      Excluir
  3. Descobri ontem o seu blog. Achei muito legal. Você tem algum material disponível da Copa Afro-asiática de Clubes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado>

      Infelizmente não tenho nada a não ser a lista dos campeões. Outra que também queria fazer, mas não achei é a Copa Interamericana nos mesmos moldes. Abraços!

      Excluir
    2. Valeu ! É realmente um conteúdo muito difícil de se encontrar... Andei pesquisando algo sobre esta competição ( Copa Afro-asiática de Clubes ), mas não achei nada, nem imagens e nem vídeos. Estava longe de ser uma competição amplamente divulgada pela mídia.
      Obrigado pela atenção !
      Muito bom o seu Blog !
      Continue postando mais e mais. É um blog muito importante para a memória esportiva.
      Um grande abraço !

      Excluir
    3. Muito Obrigado! Qual seu nome?

      Excluir
    4. Meu nome é Quirino Silva.

      Excluir
    5. Valei Quirino! Volte sempre! Qual seu time?

      Excluir
    6. Meu time é o glorioso Galícia Esporte Clube !

      Excluir
    7. Grande Galícia! 5x campeão da Bahia!

      Excluir
    8. Campeão de 1937, 1941, 1942,1943 e 1968 !
      Primeiro Tri campeão Baiano !

      Excluir
  4. É sem dúvida um troféu muito bonito e eu não sabia que a peça era feita na Inglaterra, agora já sei! Mas aproveito o espaço para perguntar (e aqueles que quiserem responder fiquem a vontade) sobre a Seleção Brasileira. O que será que aconteceu (ou que está acontecendo) com a seleção tetracampeã mundial da modalidade? (É aquela velha história: Não existe ninguém imbatível, mais cedo ou mais tarde uma derrota vai acontecer e a tendência é que as outros países evoluam) mas o Brasil a partir de 2010 decaiu bastante no futebol de areia.
    Itália 2011: Na nova fase com o Mundial sendo realizado a cada dois anos (era anual de 1995 a 2009). O Brasil chegou mais uma vez à final, porém o nível técnico apresentado nas areias italianas já não era mais o mesmo de outros tempos, tanto que o Brasil suou sangue para ganhar da Nigéria nas quartas de final e tomou um baile (pra não dizer aula) da Rússia na decisão: derrota por 12 a 8. Brasil vice campeão mundial.
    Taiti 2013: O Brasil estava invicto na competição, mas foi surpreendido ao perder de virada para a Espanha na semifinal por 2 a 1 e ficou de fora da final pela terceira vez contando o período em que a FIFA ainda não organizava o Beach Soccer (antes de 2013, o Brasil ficou ausente da final do Mundial em 2001 e 2005) e só passou pelos donos da casa (Taiti) na disputa por pênaltis após empatar por 7 a 7 para garantir o terceiro lugar na Oceania. A Rússia foi mais uma vez campeã ao derrotar a Espanha na final.
    Portugal 2015: A Seleção Brasileira cumpre a obrigação de passar da fase de grupos, mas reencontra a algoz Rússia nas quartas de final, perde na prorrogação e pela primeira vez não chega entre as quatro melhores seleções do mundo. Os anfitriões portugueses ficam com o título após derrotarem o Taiti por 5 a 3 na final. O quinto lugar do Brasil em 2015 foi o pior desempenho em Mundiais desde 1995.
    De 2010 pra cá o Brasil foi campeão da Copa Intercontinental nos Emirados Árabes Unidos em 2014 e do Mundialito de Portugal em 2016, fora outros títulos de torneios de menor importância.
    Sim, todos os títulos conquistados sempre são bem-vindos, mas o histórico mais recente do Brasil no Futebol de Areia em pouco ou em quase nada lembra a seleção que da metade da década de 1990 até 2010 jogava por música, dava um show de bola e era quase que imbatível! Como brasileiro apaixonado por esporte em geral e não apenas por futebol só posso dizer uma coisa: sinto saudades desse tempo e torço para que aconteça um revival!

    ResponderExcluir
  5. BRASIL
    PENTACAMPEÃO MUNDIAL DE BEACH SOCCER DA FIFA
    2006 - 2007 - 2008 - 2009 - 2017
    Pois é, Brasil de volta ao seu lugar de direito no futebol de areia. Voltamos a ser os melhores do mundo da modalidade, ainda que não tenha sido com o mesmo brilhantismo dos anos 1990 até meados da década de 2000, porém as derrotas ensinaram algumas lições e parece que aprendemos essas lições tanto é que voltamos a ser os primeiros no Beach Soccer.
    Parabéns aos atletas e comissão técnica da Seleção Brasileira pelo trabalho muito bem realizado e que resultou na conquista do título mundial com 100% de aproveitamento nas Bahamas. 38 gols marcados e 15 gols sofridos (saldo positivo de 23) 6 vitórias em 6 jogos disputados, além de receber o Troféu Fair Play de equipe mais disciplinada do torneio e três prêmios individuais, foi uma campanha para ninguém colocar defeito. Que continue assim nos próximos anos. Foi difícil voltar ao topo e será muito mais difícil ainda se manter lá. Valeu Brasil!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre essa postagem: