30 de junho de 2011

Copa Intercontinental (Europa-América do Sul) - Antigo Mundial de Clubes

A Copa Intercontinental foi criada em 1960 para colocar em duelo o campeão da Copa Libertadores da América e o campeão da Liga dos Campeões da Europa


De 1960 à 1979, era disputada em dois jogos sendo cada jogo no campo de um finalista. Quando havia necessidade, se disputava um terceiro jogo em campo neutro. Nesse período, não teve a competição em dois anos. Em 1980, a empresa automobilística Toyota, assumiu como patrocinadora e levou a disputa para um único jogo em campo neutro, no Japão.


O troféu oferecido de 1960 a 2004 é muito bonito. Na base, possui os escudos das confederações de futebol da América do Sul e Europa. As colunas prateadas sustentam um anel escrito Coupe Européenne-Sudamericaine, que por sua vez, é suporte de uma bola dourada. De 1980 a 2004, foi oferecido um segundo troféu pela patrocinadora Toyota, este com 64cm de altura, prateado, base preta e a inscrição Toyota Cup.


A competição nesse formato, foi encerrada em 2004, quando a FIFA assumiu no ano seguinte a organização do Mundial Interclubes com a participação das outras confederações continentais de futebol, criando um novo formato, um novo troféu e um novo nome: Mundial de Clubes FIFA.

Finalmente em 2017, a Fifa reconheceu oficialmente todos os campeões da Copa Intercontinental como campeão Mundial de Clubes. (Fonte: globo.com)

2004 Porto (Portugal)

2003 Boca Juniors (Argentina)

2002 Real Madrid (Espanha)

2001 Bayern Munique (Alemanha)

2000 Boca Juniors (Argentina)

1999 Manchester United (Inglaterra)

1998 Real Madrid (Espanha)

1997 Borussia Dortmund (Alemanha)

1996 Juventus (Itália)

1995 Ajax (Holanda)

1994 Vélez Sarsfield (Argentina)

1993 São Paulo (Brasil)

1992 São (Brasil)

1991 Estrela Vermelha (Iugoslávia)

1990 Milan (Itália)

1989 Milan (Itália)

1988 Nacional (Uruguai)

1987 Porto (Portugal)

1986 River Plate (Argentina)

1985 Juventus (Itália)

1984 Independiente (Argentina)

1983 Grêmio (Brasil)

1982 Penarol (Uruguai)

1981 Flamengo (Brasil)

1980 Nacional (Uruguai)

1979 Olimpia (Paraguai)

1978 Não teve

1977 Boca Juniors (Argentina)

1976 Bayern Munique (Alemanha)

1975 Não teve

1974 Atletico Madrid (Espanha)

1973 Independiente (Argentina)

1972 Ajax (Holanda)

1971 Nacional (Uruguai)

1970 Feyenoord (Holanda)

1969 Milan (Itália)

1968 Estudiantes (Argentina)

1967 Racing (Argentina)

1966 Penarol (Uruguai)

1965 Internazionale (Itália)

1964 Internazionale (Itália)

1962 e 1963 Santos (Brasil)

1961 Penarol (Uruguai)

1960 Real Madrid (Espanha)

79 comentários:

  1. Excelente artigo, Ariel! Valeeeeeeeeeu...

    O trofeu era lindo, mais bonito do que o atual (modernoso demais). O trofeu Toyota era feinho sim, mas a Intercontinental era um espetaculo
    Pena que o Cruzeiro tenha perdido as duas taças que disputou.
    Marcos Tony

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cade o galo lixo aki kkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. A da Toyota não tinha graça nenhuma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toyota era patrocinadora e oferecia um troféu extra mais junto a ele o time vencedor ganhava a intercontinental .

      Excluir
  3. Com certeza...
    Marcos Tony

    ResponderExcluir
  4. Muito legal sua iniciativa, gostaria de ver no seu blog fotos das competições Africanas como á Copa Africanas das Nações(CAF),Copa das Confederações da África,Liga dos Campeões da CAF,Liga dos Campeões da Asia (AFC),Liga dos Campeões da Oceania(OFC) e a extinta Copa Interamericana dispultada entre os melhores das Americas Copa Libertadores da América e da Copa dos Campeões da CONCACAF.
    Abração

    ResponderExcluir
  5. Oi Anônimo!rs

    Essas competições certamente estarão futuramente no blog. A Copa Africana de Nações já tenho um bom material. Quanto as outras que você mencionou, já andei pesquisando e com excessão da última década, as imagens são muito raras o que torna a pesquisa mais demorada.

    Abração e valeu pela mensagem!

    Ariel.

    ResponderExcluir
  6. Mas não deixe que a ausência de material disponível impeça a publicação. Coloque as que você encontrar...
    Faça isto inclusive quando postar sobre a Premier League, até porque ela foi criada em 92-93. Se não achar material anterior a isto (quando não era Premier), deixe pra lá.
    Marcos Tony

    ResponderExcluir
  7. pode deixar rs embreve ... camp ingles

    ResponderExcluir
  8. Sobre mundiais a pequena taça do mundo que era o mundial da decada de 50 e 60 contava com a participaçao de times europeus e sul americanos seria muito legal uma pesquisa sobre ela

    ResponderExcluir
  9. sim... sem duvidas pesquisarei. outros tb que estão na fila sao os europeus copa latina e copa Mitropa"

    ResponderExcluir
  10. Intercontinental de 1993 essa ficaria mais legal :
    http://e.i.uol.com.br/album/110215ceni_f_003.jpg
    tem as duas taças , ou uma do metre Telê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado lucas. Sem duvida fica bem melhor. Vou alterar!

      Excluir
  11. "A competição foi encerrada em 2004, quando a FIFA assumiu no ano seguinte a organização do Mundial Interclubes com a participação de outras confederações continentais de futebol."

    Isso aí ta errado, começou em 2000.
    Na Taça em que o Corinthians ganhou em 2000 esta escrito bem claro. FIFA CLUB WORLD CHAMPIONS, Eu vi no memorial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mario, o titulo de 2000 é realmente oficial e foi organizado pela FIFA só que emoutro formato da atual. eles queriam acabar com essa taça intercontinental, mas a edição de 2000 nao deu continuidade por causa de patrocinio. so em 2005 a fifa entrou em acordo com a uefa e conmebol e extinguiu a taça continental. fica tranquilo que o corinthians é bicampeao fifa

      Excluir
  12. Talvez se reunirem todos os times que ganharam o Intercontinental, e fazer uma manifestação na FIFA. Pode ser que ela reconheça esses titulos como do Mundo, como Santos e Palmeiras conseguiram reconhecer a Taça Robertão hehehe
    É mais fácil do que ganha-las no campo hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk é verdade...mas no caso do brasileirao, as competições reconhecidas foram organizadas péla cbd, a antecezsora da cbf. no caso do mundial é mais complicado. a fifa nunca reconhecerá algoo que nao foi feito por ela e ela tb nunca teve uma antecessora. mas os torcedores sabem que sao titulos mundiais sim.

      Excluir
    2. PODERIAM FASER UMA ESPÉCIE DE SINDICATO DOS CAMPEÕES MUNDIAIS INTERCLUBES JÁ QUE O PALMEIRAS POR ENQUANTO FOI O ÚNICO RECONHECIDO PELA FIFA NA COPA RIO INTERCLUBES DE 1951 AÍ É INJUSTO . ROBINHO C.G.

      Excluir
  13. Desde 1980 a competição foi organizada pela federação japonesa, isto é, foram amistosos sem valor. Antes disso, a competição era organizada pela uefa/conmenbol, mas o caráter amistoso era o mesmo.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade... tanto que a fifa não reconhece. mas para o torcedor o peso é o mesmo!

      Excluir
    2. Muinto mau informado quanto a ser amistoso ,era oficial UEFA conmebol tanto era que ficou acertado que no Japão a UEFA tinha que mandar o campeão da liga dos campeões coisa que antes ela não mandava pra disputa o mundial em Tóquio era muinto bem organizado e todas as finais o estádio estava cheio e o mundo do futebol parava pra assistir , e tinha a presença de várias autoridades da UEFA e conmebol era lindo e parabéns a flamengo ,grêmio e SPFC por terem ido a toquio e trazido de lá o mundial interclubes copa toyota do Japão ou simplesmente mundial de clubes .parabéns aos vencedores e meus pêsames a quem nunca lá esteve.

      Excluir
  14. São Paulo tri mundial
    fonte:
    http://mundiaisinterclubes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. 1971 Nacional(Uruguai)
    http://1.bp.blogspot.com/-9LPCrKMh3QU/TbaqIPOIw3I/AAAAAAAAGfU/IwqWvMuqFAI/s400/Wereldcup1972.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tricolor!

      essa aí é do ajax 72... eles estão até de roupão (tradição entre clubes holandeses)... inclusive é a foto que já tem no post de 72.

      Mas agradeço a colaboração!

      Excluir
  16. Sinceramente essa competição nunca foi um campeonato mundial de clubes, nem competição era, mas sim uma disputa, e dos anos de 1980 a 2004 era apenas um jogo, tanto é que essa disputa só era reservada apenas para europeus e sul-americanos. Por que os campeões africanos (CAF Champions League) e os campeões asiáticos (AFC Champions League) pelo menos, nunca puderam participar dessa disputa? Só pelo nome oficial (Coupe Européenne-Sudamericaine) já se consta de não era uma disputa de caráter mundial, além do aspecto geográfico (2/6 do mundo). Era apenas uma disputa que almejava um título simbólico de "campeão do mundo", pois europeus e sul-americanos sempre foram e são as maiores potências do futebol mundial, mas isso não significa o fato de excluírem o resto do mundo. Tanto é que os centro/norte-americanos (CONCACAF), os africanos (CAF) e asiáticos (AFC) tentaram participar da disputa e foram barrados por UEFA e CONMEBOL, mostrando que era uma disputa reservadas apenas por europeus e sul-americanos, agora eu pergunto: Como é que querem reconhecer os títulos conquistados por essa disputa como títulos mundiais? Dizer que existia campeonato mundial de clubes antes de 2000, é mesma coisa que dizer que existia Copa do Mundo antes de 1930.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Campeonato mundial nunca houve
      E a elaboração de uma competição nos moldes de hoje
      Só existe porque havia essa disputa do campeão Europeu com o campeão sul americano e tanto de faxia jus a tal disputa o fato de até os dias atuais ainda como copa do mundo ou mundial de clubes serem ainda dominados pelas mesmas entidades uefa e conmebol
      A FiFA viu a possibilidade de ser uma maneira de ganhar uma boa grana com e tornar esse torneio um investimento nos cofres essa com certeza era a ideia mas na pratica nao se tem tido nem muita expectativa ou interesse principalmente dos europeus a proxima da FIFA sera a inplementacao de uma competição maior com mais clubes e mais europeus para que esse interesse aumenye e consequentemente as milhas de dinheiro se não der certo pode ter certeza volta a ser como antes um jogo entre representante da libertadores e o representante da champions league

      Excluir
  17. Sinceramente, como reconhecer os títulos conquistados por essa disputa como títulos mundiais, sendo que era limitada, reservadas apenas para clubes europeus e sul-americanos, sendo que os clubes centro/norte-americanos (CONCACAF), africanos (CAF) e asiáticos (CAF), foram negados de participar da disputa? Sim, não há dúvidas de que europeus e sul-americanos são as maiores potências do futebol mundial, mas isso não significa o fato de excluírem o resto do mundo. Era apenas uma disputa que almejava um título simbólico de "campeão do mundo", pelo peso dos europeus e sul-americanos. Mas será que se existisse a Copa do Mundo de Clubes da FIFA no formato atual desde 1960, será que nunca veríamos um TP Mazembe? Essa disputa sempre foi conhecida como Copa Intercontinental, mas aqui no Brasil a disputa foi denominada e mais conhecida como "Mundial Interclubes" por causa da mídia (imprensa esportiva brasileira). Além da Copa Européia/Sul-Americana (Coupe Européenne-Sudamericaine), existiam outras disputas bi-continental/intercontinental de clubes, a Copa Interamericana (campeão da Libertadores contra o campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF) e a Copa Afro-Asiática campeão africano (Liga dos Campeões da CAF) contra o campeão asiático (Liga dos Campeões da AFC). Não é justo tornar os campeões da Copa Européia/Sul-Americana (nome oficial do "Mundial Interclubes") como campeões mundiais, pois o que fazer com os campeões da Liga dos Campeões da CONCACAF (centro/norte-americanos), os campeões da Liga dos Campeões da CAF (africanos) e os campeões da Liga dos Campeões da AFC (além dos clubes da Oceania, mas não estavam estruturados suficientes) na época da Copa Intercontinental, que era considerada um "Mundial Interclubes"? Eram totalmente ignorados, sem qualidade para disputar um mundial (foi campeão continental!!!)? Por isso que a FIFA não reconhece como títulos mundiais, e sim como títulos intercontinentais, não necessariamente porque ela não organizou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mundial sim por um simples fato ponhava frente a frente o campeão da América do Sul e o campeão europeu vigente ou seja os dois melhores futebol do mundo se enfrentavam mesmo que as vezes o europeu mandasse o vice , ou seja era mundial pois estamos em 2022,e até hj só europeus ou sul americanos venceram um mundial e até copa do mundo de selecao sempre o campeão é sul americano ou europeu é fato e Contra fatos não a argumentos .a copa intercontinental era sim mundial

      Excluir
  18. Sou corinthiano, meu time já foi Campeão do Mundo Fifa 2 vezes mas esse troféu é lindo (a taça intercontinental, não a taça toyota).
    Queria muito que o Corinthians tivesse vencido esse troféu, a despeito das discussões sobre sua validade como mundial.
    Na minha opinião, embora não seja oficialmente um mundial, servia pra mostrar quem era o melhor time do mundo e tem o mesmo peso do mundial Fifa.
    Troféu muito bonito que nunca mais será colocado em jogo...
    Esse troféu também está envolto em mistérios.
    Vi que os troféus do Penharol têm a bola prateada, que uma das taças do Santos foi parar na sede do Olímpia (sumiu!, sendo colocada uma cópia no lugar) e que a taça do Estudiantes é muito feia. A bola dourada na verdade é amarela fosca, sem brilho (várias fotos na net mostrando o quão feia é a versão da taça do Estudiantes).

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu li algo que nas primeiras edições a taça era menor e com outro material mesmo. mas o layout sempre foi igual.. me manda esses links que vc tiver... ajuda a enriquecer a matéria rss

      Excluir
    2. ATÉ 1964 NÃO TEVE TAÇA NA INTERCONTINENTAL , FOI QUE NEM NO JOGO DESAFIO DO MELHOR DA EUROPA E CONCIDERADO MELHOR DO MUNDO O TRCAMPEÃO INGLES DE 47/48/49 , TAÇA EUROPÉIA DE CLUBES 49 - ARCENAL ING 0 X 1 VASCO - ÚNICO ATÉ ENTÃO BICAMPEÃO SULAMERICANO 1940/48 E ÚNICO CAMPEÃO CONTINENTAL OFICIAL NO MUNDO EM 48 [ 1 LIBERTADORES ] E CAMP. ESTADUAL 49 COM O ESTADIO DE SÃO JANUARIO LOTADO [ MAIOR PUBLICO E RENDA ATÉ HOJE ] COM MAIS DE 45.000 APROXIDAMENTE , MAIOR RECORD MAIS SEM REGISTRO OFICIAL .

      Excluir
    3. sim.. tiveram 3 anos de copa rio, torneio de paris, torneio de caracas e que poderiam ser reconhecidos!

      Excluir
    4. REALMENTE ARIEL VC TEM TODA RAZÃO MAIS NO CASO DO TORNEIO DE CARACAS ERA O MENOS EXPRESSIVO PORQUE DISPUTAVA SELEÇÕES LOCAIS DE CARACAS E O CORINTHIANS FOI DISPUTAR A 2 EDIÇÃO NO MESMO ANO EM 53 [ MILIONÁRIOS CAMPEÃO ] DEPOIS DA DESITENCIA DE VASCO E MILAN E DEPOIS TAMBEM DE SER ELIMINADO PELO VASCO NA COPA RIO DE 53 E AINDA DISPUTOU O ROMA ATUAL CAMPEÃO DO ITALIANO DA SERIE B NAQUELA ÉPOCA NA WIKIPÉDIA FALA QUE NÃO TEM PROVAS E INDICE DE MENÇÃO MUNDIAL DE CLUBES OU VALOR .

      Excluir
  19. Fala Ariel, olha que confusão:

    http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/2149/Trofeus+dos+Mundiais+do+Santos+desapareceram

    Neste link, a história que contam é surpreendente. Segundo a matéria, as taças foram perdidas juntamento com outras taças dos Santos, que foram encontradas em um lixão dentro do próprio clube.
    As taças dos mundiais não foram encontradas. Um conselheiro diz que elas foram perdidas e que quando perceberam, mandaram fazer réplicas.
    O troféu que serviu de molde foi um dos que o São Paulo conquistou. Sim, o São Paulo emprestou o troféu para o Santos fazer suas réplicas, mediante um seguro e um forte esquema de transporte para o transporte. Muito interessante esse detalhe, apesar do absurdo do Santos em perder aqueles que representam sua era de ouro.
    E olha a surpresa: com as réplicas terminadas, se descobriu que existia uma pequena diferença de layout nas taças intercontinentais mais antigas e as mais recentes.
    Nas que o Santos venceu, as bolas colocadas no troféu tinham listras verticais nas laterais, mas as taças do São Paulo, que serviram de molde para a réplica do Santos, têm as listras horizontais!

    Olha a outra matéria:

    http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/2272/Santos+vai+investigar+sumico+de+tacas+do+Mundial

    Nessa, diz que o Santos vai investigar o sumiço.
    Ai aparece o historiador do Santos, Guilherme Gauche, que diz que as taças não sumiram porque "nunca existiram". Segundo ele, na época, as taças eram transitórias e não podiam fazer réplicas.
    Ai, claro, muita gente desmente dizendo que viram durante anos esses troféus na sede do clube. E mais: todos os clubes vencedores possuem, desde sempre, uma réplica em seus museus.

    Mas ai, vem o Odir Cunha, que eu sei que é jornalista, mete o pau no Corinthians direto e se diz, no seu blog, "ombudsman do Santos":

    http://blogdoodir.com.br/2011/10/taca-do-mundo-era-transitoria-e-hoje-tem-santos-na-final-do-paulista-de-futsal/

    Segundo ele, as taças não foram perdidas nem roubadas. O troféu foi devolvido porque era de posse transitória e, segundo a matéria dá a entender, o Santos não mandou fazer suas réplicas, o que não alivia em nada a situação. Absurdo o Santos não mandar fazer a réplica daquilo que representa sua maior conquista.

    Nesse último link, dá pra ver as fotos das réplicas dos títulos do Estudiantes e do Independiente, que são bem mal feitas mesmo.
    Do Penarol, que eu comentei, não achei a matéria, mas se você entrar no site do clube e ir na parte do museu, verá que as réplicas são prateadas:
    http://www.xn--pearol-xwa.org/uc_116_1.html
    E neste último link, talvez esteja a explicação para a diferença de Layout.
    A última taça ganha antes de ser iniciada a Copa Toyota, foi em 1979, pelo Olímpia.
    Ao que parece, a taça original está com o clube.
    Depois que virou Toyota, fizeram uma nova taça, que é igual (tirando o detalhe da bola), e começaram a entregar junto aquela Copa Toyota.
    Tudo isso mostra como os clubes do Brasil, salvo raras exceções, tratam sua própria história.
    Pelo menos, existem esses detalhes que servem pra gente discutir: o mistério da perda da taça, a réplica feita através do troféu do São Paulo mediante seguro e transporte, as réplicas mal feitas dos Argentinos e Uruguaios, enfim, um montão de mistério envolto nessas taças.
    Abs.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em 3 dias vc ja ta contribuindo tanto p meu blog que to até sem jeito rsrs

      essa historia realmente eu não conhecia. To como um projeto de fazer matérias com esses casos de trofeus roubados perdidos quebrados sabe? já to com essa ideia faz tempo e essa história ctz será usada. valeu mesmo!

      Excluir
    2. Imagina Ariel,

      muito bom esse projeto de taças perdidas.

      Vamos aguardar...

      Abraços!

      Excluir
  20. vc tem razão Oberdan. só não sei se a ideia é do Corinthians.

    ResponderExcluir
  21. Linda taça, mas porque a FIFA só foi querer organizar um mundial em 2000 e não se dava conta da Intercontinental?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra aqueles que dizem que a FIFA só foi organizar um mundial no ano de 2000 é fato ,mais ela sempre esteve presente na copa intercontinental de 1960a 1979, e depois de 1980a 2004jogada no Japão basta ver nas placas de publicidade do estádio lá estava escrito FIFA e tbm os juízes e bandeirinhas ou seja a FIFA estava presente ,só não era a organizadora exclusiva do evento mais sim sabia e estava presente na decisão de melhor time do mundo .então a vcs corithianos e colorados meus pêsames queiram vcs ou não o SPFC é o maior campeão mundial do Brasil somos tri .isto ninguém apaga tá escrito .

      Excluir
  22. É verdade que que o troféu original está aqui no Porto por causa que o FC Porto foi o ultimo a ganhar a taça em 2004?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade o troféu original se encontra no museu do FC do porto e quando a FIFA em 2017 confirmou ele como mundial o FC do porto comemorou muinto e hj é verdadeiro BI campeão do mundo

      Excluir
  23. li sobre isso tambem. é provavel que sim. outros trofeus ocorreram o mesmo quando seus camopenatos foram extintos e ficaram os os ultimos camopeoes.

    ResponderExcluir
  24. Isso nunca foi mundial,nem na taça se refere ao mundo,o único intuito mesmo era em colocar o melhor time da América do Sul e o Europeu,o único exito do time que ganhava esse amistoso era de ''Melhor time do mundo''..Já que Libertadores e UCL são as competições de grande nível atualmente e também no passado,sou santista,e sei que isso não foi mundial,chorando ou não a FIFA nem irá reconhecer e o amistoso não tinha quesito de mundial!!Não estou desmerecendo a história do meu time,só não quero ser clubista,porque Real,Milan,Bayern,não dão nenhuma importância para isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá num destes clubes e veja em todos eles a copa intercontinental aparece em primeiro plano ,tanto é que foi o real Madrid que propôs criar a copa intercontinental pra ver quem era o melhor time do mundo da época ,a Juventus de Turim tbm da importância a elas dizendo ser BI campeã do mundo , River plante penharol milam ,Ajax e todos os clubes que a venceram , não queria apagar a história pois existem os museus e lá estão os troféus daqueles que tiveram capacidade pra vence .por tanto era mundial sim e a FIFA em 2017 confirmou o que todo mundo já sabia .

      Excluir
  25. de fato era um amistoso de luxo. dava moral. mas sempre foi mais valioso para os sulamericanos. o proprio mundial da fifa nao é muito querido pelos europeus. abraços

    ResponderExcluir
  26. O trofeu da copa intercontinental o nome ja diz Copa Europeia Sulamericana 0nde está World ñ é mundial é intercontinental é msm coisa dizer que a liga rio São paulo ou torneio rio São paulo é. Campeonato Brasileiro....Agora criaram a Copa SurugaBang disputada em o campeão da sul americana cotra o campeão da copa da liga do japão e em 2015 a CopaEuro Americana contra o campeão. da liga Europa River campeão em cima do Sevilha é msm coisa dizer que é campeão mundial mas ñ é São torneios intercontinentais.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem razao wesley. e graças ao seu comentário, criei um post sobre a nova copa euroamericana. abraços.

      Excluir
    2. E O QUE DIZER DA COPA RIO 51 , QUE NÃO TEM ESCRITO MUNDIAL NA TAÇA E FOI RECONHECIDO PELA FIFA ??? MUITO ESTRANHO NÉ WESLEY ? E OLHA QUE O PALMEIRAS GANHOU NA FINAL O ATUAL 3 COLOCADO DO CAMPEONATO ITALIANO DE 50 O JUVENTUS , SERIA MAIS JUSTO A FIFA RECONHECER OS [ DITOS ] MUNDIAIS NAS ÉPOCAS DISPUTADAS - COPA RIO 51/52 ; COPA RIO RIVADAVIA C.M. 53 ; TAÇA PARIS 57/58/59 E TAÇA INTERCONTINENTAL 60 A 2004 E ACABARIA DE VEZ ESSA DISCURÇÃO SEM FIM DOS CLUBES , PRINCIPALMENTE DOS CLUBES BRASILEIROS MAIS INFELISMENTE É MUITO INTERESSE POR PARTE DELES [ FIFA ] FINANCEIROS E LIGAÇÕES POLITICAS . ROBINHO C.G..

      Excluir
    3. eu ja andei pesquisando sobre esses torneios da década de 50, minha ideia é fazer um post sobre elas em breve! Abraços!

      Excluir
  27. Eu penso que a CopaEuropeia - Sulamericana ñ deveria acabar poderia ter continuado com o campeão da copa-Suil Americana e copa da Uefa/hj Uefa Europa league msm assim criaram a Supercopaeuroamericana que daqui uns 40anos se tiver continuidade a imprensa vai tratar como um Mundialkkkkkkk deveria continuar a competição copa Eurpeia Sulamericana pois essa competição tem Muita história ñao criarem outra Genérica Supercopa EuroAmericana rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade wesley. e esse trofeu da copa euroamericana fé estranho

      Excluir
  28. HENRIQUE MARTINS26/06/2015, 22:01

    é fato só existe depois da derrota do,REAL MADRID ,frente AO VASCO NO TORNEIO DE PARIS ,por 4x3 ,em 1957!!!

    ResponderExcluir
  29. CORRETISSIMO HENRIQUE M. O TORNEIO INTERCLUBES DE PARIS EM 1957 É O VERDADEIRO ANTESSESOR DA INTERCONTINENTAL DE CLUBES DE 1960 A 2004 E PRINCIPALMENTE DO MUNDIAL INTERCLUBES DA FIFA .

    ResponderExcluir
  30. O VASCO GANHOU TAMBEM EM 1953 NA 3 COPA RIO INTERCLUBES SENDO EM 1957 BICAMPEÃO MUNDIAL INTERCLUBES . ROBINHO C.G.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem diversos campeonato dos anos 50 que poderiam ser considerados mundiais, mas infelizmente não há interesse dos poderosos para isso. uma pena,

      Excluir
    2. ARIEL DIVERSOS NÃO FORAM 6 - COPA RIO INTERCLUBES 1951/52 ; COPA RIO RIVADAVIA C.M. INTERCLUBES 1953 E TORNEIO INTERNACIONAL DE CLUBES CAMPEÕES DE PARIS 1957/58/59 . ROBINHO C.G. ABRAÇOS .

      Excluir
    3. exatamente esses! abraços.

      Excluir
    4. FICO MUITO FELIZ ARIEL CARVALHO DE VC SER MAIS UM CONHECEDOR DA HISTÓRIA DO FUTEBOL E PRINCIPALMENTE SOBRE OS ANTESSEÇORES DO MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA CITADO ACIMA , PRASER ROBINHO C.G. ABRAÇOS .

      Excluir
    5. eu ja andei pesquisando sobre esses torneios da década de 50, minha ideia é fazer um post sobre elas em breve! Abraços!

      Excluir
  31. Pesquise no AMIZADE E FUTEBOL [ INTERCONTINENTAL OU MUNDIAL ? ] Este blog diz tudo abraços .

    ResponderExcluir
  32. O MUNDIAL DE CLUBES NÃO COMEÇOU EM 1960 E TÃOPOUCO EM 2000 , RESPEITO A HISTORIA DO FUTEBOL - COPA RIO 1951/52/53 E TAÇA PARIS 1957/58/59 .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda acho muito dificil tratar como mundial. eram convidados de determinados paises que as vezes nem era o campeao nacional.

      Excluir
    2. ARIEL AS DESISTENCIAS DOS EUROPEUS [ A CHAMPHIONS LAGE É CONCIDERADA ATÉ HOJE A MELHOR DO MUNDO PELA FIFA ] PARA DAR PRIORIDADE AS SUAS COMPETIÇÕES NO CONTINENTE É ANTIGA AINDA MAIS NAQUELA ÉPOCA AS VIAGENS ERAM DE NAVIOS , OS CLUBES EUROPEUS QUE NA MEIORIA SÃO MUITOS VAIDOSOS E TEVE DESISTENCIAS TAMBEM NA INTERCONTINENTAL [ ALGUNS ERAM OBRIGADOS A DISPUTAR POR FECHAR CONTRATOS COM ORGANIZADORES ] , MAIS OS MAIORES CULPADOS DESTA CONFUSÃO TODA SÃO OS INTEREÇADOS DIRIGENTES DA FIFA PORQUE NA COPA RIO DE 51 O PALMEIRAS GANHOU NA FINAL O ATUAL 3 COLOCADO DO ITALIANO DE 50 O JUVENTOS [ RECONHECIDO PELA FIFA ] E EM 2000 A PROPRIA FIFA OU SEJA A TRAFIC ESCLUA O PALMEIRAS ATUAL CAMPEÃO DA LIBERTADORES 99 [ MELHOR PAULISTA E ANFITRIÃO ] E SIMPLISMENTE CONVIDA O CORINTHIANS PARA REPRESENTAR O PAIS ??? , NOS ANOS 50 DE FATO O TORNEIO INTERCONTINENTAL DE CLUBES DE PARIS 1957 FOI O MAIS RELEVANTE PORQUE DISPUTARAM CAMPEÕES CONTINENTAIS OFICIAIS - REAL MADRID CAMPEÃO DA COPA LATINA 1955 E BICAMPEÃO DA COPA DOS CAMPEÕES DA UEFA 1956/57 E VASCO CAMPEÃO SULAMERICANO DE CLUBES CAMPEÕES 1948 [ 1 LIBERTADORES ] MAIS O MELHOR ANFITRIÃO E O MELHOR REPRESENTANTE DA ALEMANHA A ATUAL CAMPEÃ DO MUNDO FIFA 1954 ] É DIFICIL TRATAR COMO UM MUNDIAL ??? NÃO AINDA MAIS QUE NO MESMO ANO O VASCO BATEU O BARCELONA ATUAL CAMPEÃO DA PEQUENA TAÇA DO MUNDO DE 1957 NO PLACAR DE 7 X 2 NO SEU CAMPO NA TAÇA DOS CAMPEÕES , ABRAÇOS . ROBINHO C.G. .

      Excluir
    3. ERAM ÉPOCAS DIFERENTES AMIGO COMO FOI AS COPAS DO MUNDO DE 30 ATE OS ANOS 50 DE SELEÇÕES CONVIDADAS , MELHORES COLOCADAS EM SUAS COMPETIÇÕES E SELEÇÕES INESPRECIVAS , ALGUMAS TAMBEM RECUSARAM O CONVITE COMO FOI NOS MUNDIAIS INTERCLUBES NOS ANOS 50 , 60 , 70 , 80 E 90 , A FIFA DÁ VALOR AS ANTIGAS COPAS DO MUNDO PORQUE TEVE A CHANCELA DELA , MOTIVO DISSO ? PARA DAR RENOME , LAMENTAVEL ESSE DESRESPEITO A HISOTÓRIA DO MUNDIAL DE CLUBES .

      Excluir
    4. MESMA COISA COMO ERA A INTERCONTINENTAL DE CLUBES DE 1960 A 2004 QUE MUITAS VEZES O CAMPEÃO EUROPEU RECUSAVA A DISPUTAR E ALGUMAS VEZES O VICE TAMBEM E ACABAVA NÃO TENDO O CONFRONTO , PELO AO MENOS AS COMPETIÇÕES DOS ANOS 50 [ PRINCIPALMENTE A TAÇA PARIS ] TEVE CONTINUIDADE ATE A FIFA ERROU AO PERMITIR QUE NO TORNEIO DE 2000 QUE TEVE A CHANCELA DELA DE O MELHOR ANFITRIÃO PALMEIRAS QUE ERA CAMPEÃO DA MERCOSUL DE 98 E ATUAL CAMPEÃO DA LIBERTADORES DE 99 NÃO DISPUTASSE , POR ISSO ARIEL NÃO É QUESTÃO DE TRATAR COMO MUNDIAL É QUESTÃO DE JUSTIÇA SE O PALMEIRAS FOI RECONHECIDO COMO O 1 CAMPEÃO MUNDIAL EM 51 ENTÃO OS OUTROS QUE FORAM DE 52 ATÉ EM 2004 DEVERIAM SER RECONHECIDOS TAMBEM , PORQUE FORAM MELHORES DO MUNDO EM CADA ÉPOCA . SE SULAMERICANOS E EUROPEUS NÃO QUISERAM OU NÃO PUDERAM VIM PROBLEMA DELES PORQUE A OPORTUNIDADE FOI DADA . CLUBES BRASILEIROS CAMPEÕES DO MUNDO SEGUNDO A HISTÓRIA - PALMEIRAS 1951 , FLUMINENSE 1952 , VASCO 1953/57 , SANTOS 1962/63 , FLAMENGO 1981 , GREMIO 1983 , SÃO PAULO 1992/93/05 , CORINTHIANS 2000/12 E INTERNACIONAL 2006 . ROBINHO C.G. ABRAÇOS .

      Excluir
  33. O MUNDIAL DE CLUBES NÃO COMEÇOU EM 1960 E TÃOPOUCO EM 2OOO , A UMA HISTÓRIA E TEM QUE SER SER RESPEITADA . VASCO BICAMPEÃO MUNDIAL 53/57 FATO . ROBINHO C.G.

    ResponderExcluir
  34. Alguém poderia me dizer qual foi o paradeiro deste troféu? Ele ficou em definitivo com algum clube ou confederação?

    ResponderExcluir
  35. SERIA MAIS QUE JUSTO O INTERCONTINENTAL DE PARIS DE 1957 TIVESSE O MESMO TRATAMENTO (RECONHECIMENTO) DA INTERCONTINENTAL/TOYOTA DE 1960 A 2004 PERANTE A FIFA POIS FOI O PRECURSOR ORIGINAL DESTA TAÇA ENTRE CAMPEÕES CONTINENTAIS OFICIAIS INTERCLUBES 🌎🌍🌏🏆⚽

    ResponderExcluir
  36. Mundial sim queiram vcs do Inter e curica não , garanto uma coisa se inter e corithians tivessem ganho a libertadores e depois ganhassem a intercontinental falariam que era mundial , então parabéns ao santos FC , grêmio ,flamengo e meu SPFC por terem na suas respectivas salas de troféu este lindo troféu eu tenho orgulho de saber que meu tricolor venceu em tiquio o Barcelona e o milam e fomos no campeões mundiais interclubes , depois vencemos tbm o FIFA mais não importa até por que sempre a fifa se fez presente basta olhar as transmissões e os cartazes nas placas de publicidade ,em 2017a FIFA encerrou as polêmicas e apenas confirmou o que todo mundo já sabia .copa intercontinental era sim mundial .parabéns a todos os clubes que a venceram

    ResponderExcluir
  37. Mundial sim queiram vcs do Inter e curica não , garanto uma coisa se inter e corithians tivessem ganho a libertadores e depois ganhassem a intercontinental falariam que era mundial , então parabéns ao santos FC , grêmio ,flamengo e meu SPFC por terem na suas respectivas salas de troféu este lindo troféu eu tenho orgulho de saber que meu tricolor venceu em tiquio o Barcelona e o milam e fomos no campeões mundiais interclubes , depois vencemos tbm o FIFA mais não importa até por que sempre a fifa se fez presente basta olhar as transmissões e os cartazes nas placas de publicidade ,em 2017a FIFA encerrou as polêmicas e apenas confirmou o que todo mundo já sabia .copa intercontinental era sim mundial .parabéns a todos os clubes que a venceram

    ResponderExcluir
  38. Este sim era o mundial raiz ,SPFC ,Fla ,grêmio e santos FC a cinguistaram com muinta raça e os nutelas coloridos colorados e corithianus que não tiveram capacidade de vence lá vivem por aí defecando pela boca e menosprezando os títulos dos rivais , garanto a vcs que se curuca e inter tivessem ganho a libertadores e depois a intercontinental mundial de clubes da época falariam que tinham Sido do mundo campeões , sou SPFC sou o único da América do Sul que venceu o mundial nós dois formatos copa intercontinental e mundial FIFA ,mais prefiro o antigo modelo que ponhava frente a frente o campeão da América e o da Europa era jogão estádio lotado e muinta raça e briga em campo sem os timinhos de de outros continentes que não sabem nada de bola .parabéns aos verdadeiros campeões do mundo aqueles que venceram de 1960a 2004.

    ResponderExcluir
  39. Meu SPFC com muinto orgulho tem duas copas intercontinentais ,mundial de clubes de 60,a 2004. Acho que o troféu da copa Toyota era feio demais mais a copa intercontinental é um dos troféus mais bonito do mundo só desdém dele quem não teve a capacidade de ser campeão timinhos que nasceram nos ano 2000 que acham que o futebol não existia antigamente ,lindo troféu que gigantes do mundo tem real Madrid, baier , Ajax ,porto , milam ,boca Jr,River plate, Olímpia ,entre tantos outros gigantes e que aqui no Brasil grêmio santos flamengo e SPFC tem tem e tenho certeza teem um imenso orgulho de telo vencido a quem não teve a capacidade de ganhar meus pêsames .

    ResponderExcluir
  40. Meu SPFC com muinto orgulho tem duas copas intercontinentais ,mundial de clubes de 60,a 2004. Acho que o troféu da copa Toyota era feio demais mais a copa intercontinental é um dos troféus mais bonito do mundo só desdém dele quem não teve a capacidade de ser campeão timinhos que nasceram nos ano 2000 que acham que o futebol não existia antigamente ,lindo troféu que gigantes do mundo tem real Madrid, baier , Ajax ,porto , milam ,boca Jr,River plate, Olímpia ,entre tantos outros gigantes e que aqui no Brasil grêmio santos flamengo e SPFC tem tem e tenho certeza teem um imenso orgulho de telo vencido a quem não teve a capacidade de ganhar meus pêsames .

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre essa postagem: