A Libertadores da América foi disputada pela primeira vez em 1960, doze anos depois da primeira disputa entre campeões nacionais da América do Sul vencida pelo Vasco da Gama em 1948, e reconhecida como antecessora da Libertadores.
Em 2021, a CONMEBOL fez um acerto e um reparo histórico, ao
restaurar o troféu original da Copa Libertadores da América. O velho troféu
produzido em 1960, em Lima no Peru, passou por centenas de mãos campeãs, foi
beijado, abraçado, mas também maltratado. Base aumentada, placas sobrepostas,
troca do boneco do topo, arranhões e amassados castigaram a peça histórica, e
isso foi ficando cada vez mais evidente a partir da década de 1990, chegando ao
seu auge, quando o troféu desmontou durante a comemoração do clube Once Caldas,
em 2004. O reparo feito na época por uma empresa chilena, castigou ainda mais o troféu, que em muito se
distanciou dos detalhes do troféu original, principalmente nos detalhes da
coluna, até que em 2009, decidiu por fazer uma réplica.
O troféu utilizado no período 2009-2020, apesar de
esteticamente mais bonito que o troféu original após o restauro mal feito, tinha
detalhes que o diferenciam do troféu original:
*A esfera é menor e simboliza uma bola, e não o mundo.
*O boneco do topo chuta a bola com o pé esquerdo e simboliza
um jogador chutando um pênalti.
*A parte metálica é de aço inoxidável, e não de prata.
*As placas são todas padronizadas.
Após 10 anos de aposentadoria, o velho troféu voltou para o
local de onde nasceu. Os artesãos peruanos da Joalheria Camusso, restauraram completamente o troféu criado pelo imigrante italiano Alberto de Gasperi,
devolvendo a sua beleza e glória original, como em 1960. A parte metálica de
prata foi restaurada, o boneco voltou ao original. A base de madeira, que
originalmente não tinha, e foi instalada nos primeiros anos, foi aumentando com
o tempo junto com os campeões, que fixavam suas placas comemorativas nela. As
placas originais, também foram restauradas, mantendo a sua originalidade e
foram recolocadas na base. A falta de padrão das paquinhas é pequena, visto a
história e tradição que elas carregam.
*A esfera simboliza o mundo.
*As orelhas possuem escadas internamente que simbolizam o
estádio, arquibancada e o gramado.
*O boneco no topo simboliza um jogador da América Latina
dando o ponta pé no início da partida, chutando a bola com o pé direito.
*A coluna sustenta o mundo e eleva o jogador latino
americano ao topo. A coluna possui detalhes que a efeitam.
*A esfera traz o escudo das dez confederações nacionais que
formam a Conmebol e
traz o nome da Copa Libertadores da América gravada em uma
faixa que liga as duas orelhas.
*A parte metálica do troféu é de prata.
*As plaquinhas são as originais colocadas pelos próprios
clubes vencedores. Elas não eram padronizadas nem em tamanho, nem em cor, nem em
material. As do Boca Juniors de 1977 e 1978, por exemplo, são de ouro, a da LDU
de 2008 é a que possui maior comprimento, a da Grêmio de 1981 possui uma borda com
as cores do time.
Veja abaixo, o vídeo da Conmebol mostrando os detalhes da restauração do troféu:
Originalmente, o troféu não possuía uma base de madeira com as plaquinhas listando os campeões da Libertadores. A base aparece pela primeira vez em 1967 com espaço para 21 placas em 3 fileiras horizontais. Em 1981, o Flamengo ganhou a 22ª placa e no ano seguinte, o troféu aparece com a base aumentada com espaço para mais uma fileira de placas. Em 1987, o espaço foi totalmente preenchido e o jeito foi começar a colocar as placas na borda da base que foi totalmente preenchida em 1994. A partir daí, o próximo aumento da base só ocorreu em 2004. Então, onde ficaram as placas dos campeões de 1995 a 2003 se estava tudo cheio? Na imagem abaixo, mostra a expansão da base de 1960 a 2003.
Na comemoração do título do Once Caldas em 2004, o troféu foi tragicamente quebrado ao cair no chão. Várias peças teriam sumido na confusão. Após uma restauração, o troféu foi utilizado até 2008 quando a LDU o levantou pela última vez. Esse troféu original encontra-se exposto no Museu da Conmebol, no Paraguai. Nele, observa-se placas sem padronização e que a última delas é justamente a da LDU. Em 2009, aparece um novo troféu, com a prata mais brilhante, uma base maior e mais escura e placas novas padronizadas com nome do time campeão, escudo e país. A nova base comporta 7 fileiras (na horizontal) com 9 placas cada, tendo espaço até 2022. Na imagem abaixo, o troféu em 2004, 2006, 2008, 2010 e 2019.
O troféu é de posse transitória entre os times campeões, retornando para a sede da Conmebol que providencia uma réplica em tamanho menor e oferece ao time vencedor.
Sim, vi como era sem base. Acho que deviam abolir esta base que só cresce (para acomodar plaquinhas com nome de time) e criar uma mais bonita, de metal, onde fosse gravado apenas o nome do time vencedor, no final do jogo decisivo, como é na Europa. Veja nessa foto http://imageshack.us/photo/my-images/190/copalibertadores2008110.jpg/ como é feia a base de madeira. Daqui a uns tempos, a taça vai medir 5 metros, 95% só da base de madeira... rsrsrs
Já leu este texto? http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2011/06/objeto-de-desejo-taca-libertadores-e-cercada-de-cuidados-para-nao-repetir-2004.html
Tem que fazer um tópico do sul-Americano de clubes campeões de 1948 !!! Aquela da taça em forma de condor que está no Vasco. É uma competição importante, já que foi a primeira a determinar o primeiro clube campeão da América. Além disso foi o terneio que inspirou a criação tanto da libertadores quanto da champions. Só para lembrar ela é uma competição reconhecida pela conmebol. Acho que vale a lembrança pelo valor histórico. No jogo que decidiu a competição o Vasco empatou com o River Plate(com Dí Stéfano e cia ltda), o torneio era disputado por pontos corridos.
Tenho o sonho de escrever um livro sobre a história da Copa Libertadores; se um dia eu realizá-lo, com certeza seu blog será um manancial de informações.
Mas se até lá eu não escrever, com certeza comprarei o seu!
Danilo. A partir da decada de 90 é ate facil achar, mas anted disso quanto mais tempo mais dificil. é muita pesquisa e saber usar as palavras certas no google, alem de muita paciencia rsrs... por isso é demorado. a proxima que eu vou postar é do futebol olimpico... ta quase pronto.
rsrs ah Ariel eu sou Palestrino resumindo sou Palmeirense dakeles apaixonados pelo clube e pelo futebol !! e eu vendo seu blog fikei com vontade de criar um so q contando a historia da Copa do Mundo sempre gostei das historias da copa tinha varios dvds akie em casa contando as historias da Copa e etc... agora com seu blog a minha vontade de criar um blog sobre a copa so aumenta !!! PARABENS NOVAMENTE PELO BLOG ABRACOS !!
Se vc tem vontade Danilo, siga em frente! Eu tinha vontade de fazer um site contando so sobre futebol, mas com varias pessoas juntas fazendo o site como uma equipe... quem sabe não rola?
Excelente!!! depois de muito procurar algo sobre a história das plaquinhas dos times e tal, achei esse blog que tem muito mais do que eu esperava, interessantíssimo está de parabéns!!! abraços
pra que tantas placas com o nome do mesmo clube onde poderia colocar uma placa só descrevendo os anos em que conquistou os títulos ex: São paulo 92/93/2005 abraços
E incrível que tantas equipes hoje valorizam tanto essa competição,ante não davam a minima,o meu botafogo por exemplo,não estava nem ai para isso,só ligava para o carioca,hoje em dia sofre por não ter uma,esse e o caso de Flu Bota e Galo que hoje não tem,mais em um passado não tão distante tinha time pra ganhar mas não ligaram
OS TROFÉUS DA CONMEBOL SÃO OS MELHORES,COPA SUL-AMERICANA,CONMEBOL,LIBERTADORES,COPA OURO E TODOS OS OUTROS SÃO SHOW,JÁ OS DO BRASIL SÃO UMA BOSTA!VEJA SÓ O DO BRASILEIRÃO...
Porque será que os times não ficam com os troféus originais? Sempre depois de 1 ano,os times que venceram a Libertadores entregam os troféus a Conmebol,e recebem umas réplicas bem menores!
Ariel, a taça de 48 tem que ficar postada junto com a da libertadores, já que se trata de mostrar todos os campeões do continente. Foi a competição que deu origem a própria Libertadores(Reconhecido pela Conmebol). Se você não quiser colocar tudo bem, mas pelo menos coloque o Vasco de 48 junto com os outros campeões do continente. Pois apesar de serem competições com nomes diferentes, ambas tinha em comum o fato de descobrir o campeão da América.
Parabéns pelo blog! Nao imaginava que pudesse haver alguem com uma paixao deste tamamnho por taças e trofeus que sao uma parte linda da historia do esporte, principalmente, do futebol. Uma vez eu tbm tinha curiosidade de saber como eram as taças dos torneios extintos da conmebol dos idos anos 90. nao obtive muito sucesso mas consegui algumas fotos da supercopa da libertadores e da copa oro, mas foram so e poucaas. Com a relaçao a Libertadores é umas das taças mais encantadoras do mundo, graças a Deus o meu timao conseguiu levar ela rsrs E como está bonita! um abraço e sucesso.
Tenho fixação por troféus e desde que o Corinthians venceu a Libertadores em 2012, tenho procurado informações sobre a taça. Aqui você tem um material muito rico. Parabéns! Esse troféu é muito bonito, mas com essa base aumentando vai ficar feio demais. Até parece a o troféu da NHL (liga de hockey nos EUA). Você acha qua vão aumentando a base, vão diminuir as placas ou vão fazer outra taça, aposentando esse modelo?
O troféu oficial atual, construído na edição de 2009 apresenta 10 quilos e 25 gramas, cujo pedestal é constituído de madeira de cedro, com uma altura aproximada de 1 metro. Distribuída em 63 centímetros de prata 925 pura e 35 centímetros de madeira de cedro. A figura do jogador acima da taça é composta de bronze. Na esfera da taça, abaixo da figura do jogador, estão representados os dez brasões dos países membros da Confederação Sul-Americana.
A Copa Libertadores deveria ser mais enxuta... Apenas campeões e vices de cada país deveriam se classificar... Ter mais de dois times por país dá oportunidade para um monte de timecos diminuírem o nível da competição... Já que temos mexicanos na competição, a distribuição de clubes poderia ser desta maneira: 2 clubes dos 10 países sul-americanos, 2 mexicanos e atuais campeões da Libertadores e Copa Sul-americana, totalizando 24 clubes, que poderiam ser divididos em 6 grupos de 4 equipes (Classificando-se para o mata-mata primeiros e segundos colocados de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados) ou 8 grupos de 3 equipes (neste caso, se classificariam apenas os primeiros colocados de cada grupo)... Mas como a politicagem vale mais que a qualidade da competição, esta minha proposta não é válida...
Deveria unificar as Américas... e só o campeão participar.
Além disso, os campeões da Copas Nacionais (copa do Brasil, Copa Chile, Copa da Argentina, etc) disputariam a sulamericana. Ia equeilibrar as duas competições.
Concordo com você, Ariel. Acho que os campeões das Copas Nacionais deveriam disputar a Copa Sul-americana, e não a Libertadores (A Liga Europa é assim). Em relação a unificação da CONCACAF e da CONMEBOL, acho válido... Só que um ponto contrário acho que seriam as longas viagens, imagine um time uruguaio viajando ao Canadá... Mas acho bastante interessante a unificação. Creio que ela poderia ser aos moldes da UEFA Champions League, com as equipes de federações mais fracas disputando de duas a quatro pré eliminatórias e as equipes das federações mais fortes ingressando diretamente à fase de grupos...
Esqueci de dizer meu nome... Meu nome é Diego Oliveira.
esse ponto da distancia pesa... mas elesnao ja vao ao mexico? a europa sao quase 50 paises envolvidos. por isso tem um equilibrio maior. aqui somos 10.
Em relação ao assunto das distâncias, vale lembrar que a Europa tem um território muito pequeno em relação a todo o Continente Americano... Lá na Europa as distâncias são menores comparadas às da América... Se houvesse a unificação das Américas, teríamos cerca de 40 federações nacionais disputando os torneios continentais... Eu penso da seguinte maneira, sobre a distribuição de vagas: As federações mais fortes e as de média força levariam de 2 a 4 equipes (algumas delas teriam que disputar pré-eliminatórias) e as mais fracas levariam apenas 1 (essas também disputariam pré eliminatórias)... Teria-se, de acordo com este meu raciocínio, de 3 a 4 pré-eliminatórias, com o aumento do nível de dificuldade a cada pré-eliminatória. Também teria-se equipes já classificadas para a fase de grupos (Isso poderia ser possível através de um mecanismo semelhante ao coeficiente UEFA)...
Sou cheio de ideias na minha cabeça... Rsrsrsrs
O que você acha da minha ideia, caso houvesse esta unificação das Américas?
A verdade é que o calendários dos países sulamericanos são horríveis e o Brasil ainda é muito pior. Não consigo parar pra ver jogo de time brasileiro... só decisões e olhe lá rs
Eu creio que deveria haver uma unificação do Calendário do Futebol Mundial, que deveria ser feita de modo organizado e bem pensado pela FIFA, dando oportunidade de mais jogos para as equipes menores e diminuindo o número de partidas para as equipes maiores nas competições nacionais, para que as equipes maiores rendam mais nas competições internacionais...
Realmente a unificação a nível mundial é complicada... Mas se fizerem ela pelo menos aqui na América do Sul, com certeza melhorará bastante o panorama... Mas do jeito que a CONMEBOL é, pode acabar piorando as coisas... Rs
Esse Troféu da Libertadores ficaria muito melhor se retirassem essa base de madeira... Daqui alguns anos esse troféu vai ter 10 metros de altura... Rsrs
Ariel, me chamo João Vitor e infelizmente tive que comentar no anônimo por não ter conta em nenhuma das opções. kkk Enfim, leio seu blog ha mais ou menos um ano e o sorteio da fase de grupos da Libertadores desse ano me deixou com muita dúvida. Você na postagem colocou que a taça, após 2008 foi completamente restaurada. O que me gerou duvidas é que como a taça estava com o Atlético no Marrocos, colocaram uma muito semelhante, se não for a mesma, de antes dessa reforma, com as plaquinhas ainda desorganizadas (consegue-se até notar que algumas são pratas e outras douradas) e a peça com o jogador ao topo é diferente da original e da atual.
Enfim, minha dúvida é: Será que ao invés de reformarem a taça, não fizeram uma nova e guardaram a antiga na sede em Assunção, sendo a atual uma feita "do zero" pras disputas a partir de 2009?
Oi João! Muito boa a sua observação! Não tinha me atentado a isso.
O que coloquei no blog foi fruto de pesquisas na internet, mas assim como eu, as demais fontes não tem 100% de certeza.
O troféu da Libertadores é um mistério desde 1960. Para mim, o primeiro troféu ficou com a Conmebol e esporadicamente ela faz uma nova réplica. Em 2004, o troféu foi todo danificado, amassado, arranhado, quebrado...para mim, não havia condições de refazê-lo tão perfeitamente. Em 2009, ele apareceu com uma nova base (mais bonita por sinal) e o a parte de metal com um brilho jamais visto, além do boneco do jogador chutar a bola com a outra perna, ou seja, muitas diferenças,
mas esse mistério é o que nos fascina ainda mais pela Libertadores!
João Vitor: Valeu Ariel. Passei a notar essas diferenças na taça apenas depois do meu Galo conquistar kkkk e seu blog ajudou demais. Muito bacana seu trabalho. Parabéns!
O primeiro clube no mundo a se consagrar campeão continental ,invicto 1948,torneio ,esse que daria como precursor a todas as nomeclaturas de títulos continentais ou intercontinentais ,parabéns C.R VASCO DA GAMA ,RIO DE JANEIRO AMÉRICA DO SUL ,BRASIL!!!!
Eu estou á ponto de fazer uma réplica deste magnífico troféu. Tenho várias aqui! Adoro as HIStórias e a glória existente por trás desses símbolos da vitória no futebol! A Taça Libertadores sempre foi uma das minhas favoritas. O troféu é envolto em mistérios...
E eu só queria saber de uma coisa: o que diabos vai acontecer quando acabar o espaço de novo?! Vão... aumentar de novo?! A desgrama já está pesando 20kg com o tamanho atual.. daqui á pouco vão ter que chamar o Terry Crews para levanta-la, hahaha! E imagine o tamanho... se continuar assim, daqui á alguns anos vai ter mais base de madeira do que troféu propriamente dito. Vamos aguardar né... hehe! Muito maneiro o blog, gostei de poder ver as fotos da nossa "La Orejona Sudamericana" - faz sentido vá, ela também tem orelhas salientes... hahahah! - desde a sua criação. Está de parabéns! Um abraço! :)
É tradição da conmebol colocar placas na base de madeira. a copa america e sulamericana é a mesma coisa. Um dia acho que criarão uma base menor e só gravarão igual na champions.
Ariel. Percebo que a maioria das taças são feito de prata será que é por que a prata e um metal que nao vale tanto? Ou estou equivocado quanto ha isto??
Creio que a prata é mais tradicional, além de ser mais barata e ser mais achada na natureza. Perceba que raramente quando você vê um troféu dourado, ele é totalmente ouro. Geralmente a maioria dele é de prata banhada em ouro. Claro que o custo é muito menor, além de deixar o troféu menos visado para um eventual roubo como ocorreu com a Jules Rimet. Vale muito mais derreter ouro do que prata logicamente. No ponto de vista da tradição, os primeiros troféus da história foram de prata isso mantem nos campeonato mais tradicionais do mundo. É uma simbologia muito forte. É o famoso juntar o útil ao agradável. Eu particularmente, prefiro a prata.
Acho que deveriam acabar com essa base de madeira.por que se ficar so aumentando essa base o troféu vai virar um poste..melhor mante-la com mesmo formato so que toda de prata.porque mais cedo ou mais tarde isso de ficar aumentando a base de madeira vai ter que acabar.fato.
O trofeu da Taça Liebertadores da America tinha que ser todo em prata , principalmente a base , original maior sem colocar o nome do time campeao , so colocar o nome do time campeao na replica de campeao.
Realmente ia ficar bonito, mas o troféu já é tão tradicional e histórico do jeito que é, que nesse caso ainda prefiro a base de madeira e plaquinhas que torna ele tão único e nostálgico. Abraços.
Ariel valeu essa matéria. É interessante a saga de alguns conquistadores como o time colombiano que deixou quebrar a taça em plena comemoração da primeira difícil conquista. É muito trágico e inusitado o fato porque é a taça mais cobiçada das américas até mais que a Copa América de seleções. Eu ficaria frustrado se o meu Paysandu ganhasse essa taça e deixasse quebrar em comemoração. Por sinal meu Paysandu fez boa campanha em 2003 e perdeu vaga nas quartas de final para o Boa Junior em Belém depois de vencer na Lambonera. O Boca foi campeão depois de eliminar meu Paysandu, fato prova a chance que o Paysandu teria de saborear esse troféu se passasse pelos argentinos. poxa o Papão chegou quase perto.
Ariel, esse vídeo merece uma atenção especial para essa página! O troféu da libertadores vai "mudar" novamente em 2021... Na verdade foi restaurado o original e será entregue para o vencedor do torneio dessa edição:
Meu SPFC tem três e fez seis finais chegou em dez semi final e ostenta o maior público de uma final quando em 92 105 mil 185 pagantes foram ao Morumbi ver o rsoberano ser campeão ,e olha abriram os portões do Morumbi o público real passou dos 120 mil torcedores, SPFC gigante
Parabéns pelo seu Blog.
ResponderExcluirNota 10!
Obrigado pelo prestígio Lauro! Abçs
ResponderExcluirAriel.
Amigo , pode colocar no site troféus individuais ?
Excluira taça do inter em 2010 era dourada?
ResponderExcluirMarcos Tony
Não! Deve ser o reflexo. rs
ResponderExcluirVocê postou mais imagens estes dias? Obrigado!
ResponderExcluirPercebeu hein! rs
ResponderExcluirpostei sim! Umas 5. consegui achar umas raridades. Veja que nas fotos de 61 e 62 o trofeu estava sem nenhuma base. que diferença ne?
na verdade foram 7 rsrs
ResponderExcluirSim, vi como era sem base. Acho que deviam abolir esta base que só cresce (para acomodar plaquinhas com nome de time) e criar uma mais bonita, de metal, onde fosse gravado apenas o nome do time vencedor, no final do jogo decisivo, como é na Europa.
ResponderExcluirVeja nessa foto
http://imageshack.us/photo/my-images/190/copalibertadores2008110.jpg/
como é feia a base de madeira. Daqui a uns tempos, a taça vai medir 5 metros, 95% só da base de madeira... rsrsrs
http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/libertadores/ultimas-noticias/2015/08/06/verdadeira-taca-libertadores-nao-fica-com-campeao-e-pode-parar-de-crescer.htm
Excluirobrigado amigo. ei li essa matéria por esses dias. vai me ajudar a atualizar esse post;
ExcluirJá leu este texto?
ResponderExcluirhttp://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2011/06/objeto-de-desejo-taca-libertadores-e-cercada-de-cuidados-para-nao-repetir-2004.html
Marcos Tony
Qual a ordem dos brasoes na esfera da Taça Libertadores?
Excluirordem exata eu desconheço.
ExcluirJá! Usei até ele para formular a postagem!
ResponderExcluirOk. Achei interessante.
ResponderExcluirMarcos Tony
Tem que fazer um tópico do sul-Americano de clubes campeões de 1948 !!! Aquela da taça em forma de condor que está no Vasco. É uma competição importante, já que foi a primeira a determinar o primeiro clube campeão da América. Além disso foi o terneio que inspirou a criação tanto da libertadores quanto da champions. Só para lembrar ela é uma competição reconhecida pela conmebol. Acho que vale a lembrança pelo valor histórico. No jogo que decidiu a competição o Vasco empatou com o River Plate(com Dí Stéfano e cia ltda), o torneio era disputado por pontos corridos.
ResponderExcluirhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Sul-Americano_de_Campe%C3%B5es
COM CERTESA FOI A 1 LIBERTADORES , VASCO ÚNICO DO RJ BICAMPEÃO DA LIBERTADORES 48/98 . ROBINHO C.G. ABRAÇOS .
ExcluirOpa. Já temos esse tópico!
ResponderExcluirLink
http://blogdoariellex.blogspot.com/2011/07/campeonato-sulamericano-de-campeoes-de.html
nossa como os mexicanos deixaram cair o trofeu? ! se fosse pra quebrar dava para o Corinthians concerteza eles iam cuidar bem dessa beleza rsrs !
ResponderExcluirkk Danilo! é tão tragico q ficou engraçado né? mas nao foram os mexicanos nao. foram os colombianos! rs abração!
ResponderExcluirrsrsrsrsrs confundi os mexicanos com os colombianos rsrsrs ! mais mesmo assim se fosse pra quebrar dava pro Corinthians !
ResponderExcluirDanilo
Como vai Ariel, tudo bem?
ResponderExcluirCara gostei demais do seu blog, sensacional!
Tenho o sonho de escrever um livro sobre a história da Copa Libertadores; se um dia eu realizá-lo, com certeza seu blog será um manancial de informações.
Mas se até lá eu não escrever, com certeza comprarei o seu!
Abraço do também blogueiro Willians.
Ah, e Parabéns!
Oi Willian. Obrigado!
ResponderExcluirQual seu blog?
Ariel onde q vc consegue achar tanto materia bom ?? tipo essas imagens de antigamente e bem dificil de se achar como q vc acha desde ja agradeco
ResponderExcluirDANILO PAES
rsrsr
ResponderExcluirDanilo. A partir da decada de 90 é ate facil achar, mas anted disso quanto mais tempo mais dificil. é muita pesquisa e saber usar as palavras certas no google, alem de muita paciencia rsrs... por isso é demorado. a proxima que eu vou postar é do futebol olimpico... ta quase pronto.
Abraços!
Futebol Olimpico sempre quis saber um pouco da historia do futebol olimpico !! esse blog realmente e show de bola Parabens pelo Blog Ariel !!!
ResponderExcluirDanilo
Já postei o feminino. em breve o masculino. Qual seu time Danilo?
ResponderExcluirrsrs ah Ariel eu sou Palestrino resumindo sou Palmeirense dakeles apaixonados pelo clube e pelo futebol !! e eu vendo seu blog fikei com vontade de criar um so q contando a historia da Copa do Mundo sempre gostei das historias da copa tinha varios dvds akie em casa contando as historias da Copa e etc... agora com seu blog a minha vontade de criar um blog sobre a copa so aumenta !!! PARABENS NOVAMENTE PELO BLOG ABRACOS !!
ResponderExcluirDanilo
Se vc tem vontade Danilo, siga em frente! Eu tinha vontade de fazer um site contando so sobre futebol, mas com varias pessoas juntas fazendo o site como uma equipe... quem sabe não rola?
ResponderExcluirPois e Ariel so q falta pessoas com vontade e dedicacao igual vc se tivessemos seria incrivel e o site faria um tremendo sucesso !!!
ResponderExcluirDanilo
rsrs e impressao minha ou e estranho ver o Corinthians como campeao na libertadores rsrs ???
ResponderExcluirDanilo
kkkkkkkk... fala isso porque és palmeirense. Mas admito que torcei para o Corinthians nessa final. Tirando a rivalidade, eles mereceram.
Excluire verdade foi merecido e alem do mais acabou essa agonia por uma libertadores rsrs !!!
ExcluirDanilo
Excelente!!! depois de muito procurar algo sobre a história das plaquinhas dos times e tal, achei esse blog que tem muito mais do que eu esperava, interessantíssimo está de parabéns!!! abraços
ResponderExcluirObrigado Samir! Essa da Libertadores me deu muito trabalho para fazer, mas vi que valeu a pena... é a mais visitada do Blog. Abraços!
ExcluirAriel você sabe em que ano colocaram as plaquinhas dos campeões da Libertadores pela primeira vez?
ResponderExcluirNão sei. Mas pelas fotos que achei em 62 ainda não tinha e na de 67 ja tinha. Ctz foi nesse intervalo.
ExcluirAproveito para perguntar... qual seu time Rafael?
ExcluirSou botafoguense
Excluirpra que tantas placas com o nome do mesmo clube onde poderia colocar uma placa só descrevendo os anos em que conquistou os títulos ex: São paulo 92/93/2005 abraços
ResponderExcluiro problema seria que todo ano tinha que trocar a placa... sei la... ia ficar estranho... mas uma coisa é certa. um dia ficar gigante essa taça rs
ExcluirE incrível que tantas equipes hoje valorizam tanto essa competição,ante não davam a minima,o meu botafogo por exemplo,não estava nem ai para isso,só ligava para o carioca,hoje em dia sofre por não ter uma,esse e o caso de Flu Bota e Galo que hoje não tem,mais em um passado não tão distante tinha time pra ganhar mas não ligaram
ResponderExcluiré verdade... iam com o time reserva pq achavam os times de fora mais fraco q os do brasil e entao nao valorizavam o torneio
ExcluirOS TROFÉUS DA CONMEBOL SÃO OS MELHORES,COPA SUL-AMERICANA,CONMEBOL,LIBERTADORES,COPA OURO E TODOS OS OUTROS SÃO SHOW,JÁ OS DO BRASIL SÃO UMA BOSTA!VEJA SÓ O DO BRASILEIRÃO...
ResponderExcluirFantástico post, a libertadores é cobiçada e linda! abraços
ResponderExcluirObrigado Weslei.
ResponderExcluirConmebol deveria aposentar essa taça e criar outr mais organizada e moderna
ResponderExcluirGuilherme
a competição deveria ser mais organizada, mas a taça eu acho linda
ResponderExcluirÉ impressão minha ou essa taça era bege em 2001?
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excluiré o reflexo!
Ariel,porque tu você não faz um pequeno artigo sobre a Copa Master da Conmebol?Se quiser,eu tenho o troféu:
ResponderExcluirhttps://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR6ihQXafrpUN3-SuPBVKbHil4uJNHs0I6SLnTo5H2bcxnsZXPO
vou fazer sim só n sei quando rs... mas é igual ao da copa conmebol. criatividade ne?
ExcluirEntão,faz da Copa Master da Supercopa também,porque aí fecha as competições da Conmebol, Aqui o troféu:
Excluirhttp://2.bp.blogspot.com/_KOpoHo4p1G0/SRDejgp5UzI/AAAAAAAAFac/dSBmpo3XOhA/s320/cup_master_supercup.gif
Vou fazer sim. so teve em 1996 ne?
Excluiresse q vc mandou agora é o da supercopa.
o primeiro q vc me mandau q é o certo q é parecido com o da copa conmebol
Não fi,essa imagem que eu te mandei agora é o da Copa Master da Supercopa! Esse é de outra competição!
ExcluirCopa Master da Supercopa
http://2.bp.blogspot.com/_KOpoHo4p1G0/SRDejgp5UzI/AAAAAAAAFac/dSBmpo3XOhA/s320/cup_master_supercup.gif
Copa Master da Conmebol
https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR6ihQXafrpUN3-SuPBVKbHil4uJNHs0I6SLnTo5H2bcxnsZXPO
Eles são diferentes! Só falei pra você fazer um POST deles,pra fechar a galeria de competições da Conmebol!
é vdd! eu q nao prestei atenção! srsr
Excluireu ja fiz. o primeiro é nessa sexta!
abçs e valeu pela dica!
Em qual época esse troféu foi mais bonito pra você Ariel?
ResponderExcluirEu acho de 2004 há 2008 e 2009 há [...] Os mais bonitos,e você?
do jeto q ta atualmente é o melhor. td organizado!
ExcluirPorque será que os times não ficam com os troféus originais? Sempre depois de 1 ano,os times que venceram a Libertadores entregam os troféus a Conmebol,e recebem umas réplicas bem menores!
ResponderExcluirparticularmente eu prefiro assim!
ResponderExcluirAriel, a taça de 48 tem que ficar postada junto com a da libertadores, já que se trata de mostrar todos os campeões do continente. Foi a competição que deu origem a própria Libertadores(Reconhecido pela Conmebol). Se você não quiser colocar tudo bem, mas pelo menos coloque o Vasco de 48 junto com os outros campeões do continente. Pois apesar de serem competições com nomes diferentes, ambas tinha em comum o fato de descobrir o campeão da América.
ResponderExcluirPedroCRVG
esse pedro é um verdadeiro vascaíno! rsrs Também sou!
ExcluirParabéns pelo blog! Nao imaginava que pudesse haver alguem com uma paixao deste tamamnho por taças e trofeus que sao uma parte linda da historia do esporte, principalmente, do futebol. Uma vez eu tbm tinha curiosidade de saber como eram as taças dos torneios extintos da conmebol dos idos anos 90. nao obtive muito sucesso mas consegui algumas fotos da supercopa da libertadores e da copa oro, mas foram so e poucaas. Com a relaçao a Libertadores é umas das taças mais encantadoras do mundo, graças a Deus o meu timao conseguiu levar ela rsrs E como está bonita! um abraço e sucesso.
ResponderExcluirGABRIEL DUARTE
MANAUS-AM
Obrigado Gabriel! Em breve novas postagens! Abçs,
ExcluirTenho fixação por troféus e desde que o Corinthians venceu a Libertadores em 2012, tenho procurado informações sobre a taça.
ResponderExcluirAqui você tem um material muito rico. Parabéns!
Esse troféu é muito bonito, mas com essa base aumentando vai ficar feio demais. Até parece a o troféu da NHL (liga de hockey nos EUA). Você acha qua vão aumentando a base, vão diminuir as placas ou vão fazer outra taça, aposentando esse modelo?
Obrigado!
ExcluirCom essa base atual ainda durará muitos anos. Mas substituir as placas com um única contendo só os nomes é uma opção.
Ariel, vai rolar postagem sobre e Copa Conmebol? Abraço
ResponderExcluirJá tem... está na lista de TORNEIO EXTINTOS. Abraços.
ExcluirQue tamanho e peso tem a taça?
ResponderExcluirQual é o tamanho da taça amigo, muito grande?
ResponderExcluirNão sei. Mas por causa da base ela é bem grande.
ExcluirNão sei. Mas por causa da base ela é bem grande.
ExcluirO troféu oficial atual, construído na edição de 2009 apresenta 10 quilos e 25 gramas, cujo pedestal é constituído de madeira de cedro, com uma altura aproximada de 1 metro. Distribuída em 63 centímetros de prata 925 pura e 35 centímetros de madeira de cedro. A figura do jogador acima da taça é composta de bronze. Na esfera da taça, abaixo da figura do jogador, estão representados os dez brasões dos países membros da Confederação Sul-Americana.
ResponderExcluirA historia do trofeu da Libertadores é magnigica ne?
ExcluirSim, realmente Ariel, bate de frente com o troféu da Champions League.
ExcluirA Copa Libertadores deveria ser mais enxuta... Apenas campeões e vices de cada país deveriam se classificar... Ter mais de dois times por país dá oportunidade para um monte de timecos diminuírem o nível da competição... Já que temos mexicanos na competição, a distribuição de clubes poderia ser desta maneira: 2 clubes dos 10 países sul-americanos, 2 mexicanos e atuais campeões da Libertadores e Copa Sul-americana, totalizando 24 clubes, que poderiam ser divididos em 6 grupos de 4 equipes (Classificando-se para o mata-mata primeiros e segundos colocados de cada grupo, além dos quatro melhores terceiros colocados) ou 8 grupos de 3 equipes (neste caso, se classificariam apenas os primeiros colocados de cada grupo)... Mas como a politicagem vale mais que a qualidade da competição, esta minha proposta não é válida...
ResponderExcluirDeveria unificar as Américas... e só o campeão participar.
ExcluirAlém disso, os campeões da Copas Nacionais (copa do Brasil, Copa Chile, Copa da Argentina, etc) disputariam a sulamericana. Ia equeilibrar as duas competições.
Concordo com você, Ariel. Acho que os campeões das Copas Nacionais deveriam disputar a Copa Sul-americana, e não a Libertadores (A Liga Europa é assim).
ExcluirEm relação a unificação da CONCACAF e da CONMEBOL, acho válido... Só que um ponto contrário acho que seriam as longas viagens, imagine um time uruguaio viajando ao Canadá... Mas acho bastante interessante a unificação. Creio que ela poderia ser aos moldes da UEFA Champions League, com as equipes de federações mais fracas disputando de duas a quatro pré eliminatórias e as equipes das federações mais fortes ingressando diretamente à fase de grupos...
Esqueci de dizer meu nome... Meu nome é Diego Oliveira.
Blog espetacular ! Frequento assiduamente...
valeu diego! ja curtiu o face? rs
Excluiresse ponto da distancia pesa... mas elesnao ja vao ao mexico? a europa sao quase 50 paises envolvidos. por isso tem um equilibrio maior. aqui somos 10.
Curti sim !
ExcluirEm relação ao assunto das distâncias, vale lembrar que a Europa tem um território muito pequeno em relação a todo o Continente Americano... Lá na Europa as distâncias são menores comparadas às da América... Se houvesse a unificação das Américas, teríamos cerca de 40 federações nacionais disputando os torneios continentais... Eu penso da seguinte maneira, sobre a distribuição de vagas: As federações mais fortes e as de média força levariam de 2 a 4 equipes (algumas delas teriam que disputar pré-eliminatórias) e as mais fracas levariam apenas 1 (essas também disputariam pré eliminatórias)... Teria-se, de acordo com este meu raciocínio, de 3 a 4 pré-eliminatórias, com o aumento do nível de dificuldade a cada pré-eliminatória. Também teria-se equipes já classificadas para a fase de grupos (Isso poderia ser possível através de um mecanismo semelhante ao coeficiente UEFA)...
Sou cheio de ideias na minha cabeça... Rsrsrsrs
O que você acha da minha ideia, caso houvesse esta unificação das Américas?
Diego Oliveira
É ótima.
ExcluirA verdade é que o calendários dos países sulamericanos são horríveis e o Brasil ainda é muito pior. Não consigo parar pra ver jogo de time brasileiro... só decisões e olhe lá rs
Eu creio que deveria haver uma unificação do Calendário do Futebol Mundial, que deveria ser feita de modo organizado e bem pensado pela FIFA, dando oportunidade de mais jogos para as equipes menores e diminuindo o número de partidas para as equipes maiores nas competições nacionais, para que as equipes maiores rendam mais nas competições internacionais...
ExcluirDiego Oliveira
mundial acho dificil.. mas na conmebol se quiserem fazem tranquilo, mas...
ExcluirRealmente a unificação a nível mundial é complicada... Mas se fizerem ela pelo menos aqui na América do Sul, com certeza melhorará bastante o panorama... Mas do jeito que a CONMEBOL é, pode acabar piorando as coisas... Rs
ExcluirDiego Oliveira
é uma vergonha rs
ExcluirEsse Troféu da Libertadores ficaria muito melhor se retirassem essa base de madeira... Daqui alguns anos esse troféu vai ter 10 metros de altura... Rsrs
ResponderExcluireu acho um charme a base, mas uma hora vai ficar feio mesmo. mas eles devem diminuir as placas no futuro,
ExcluirAriel, me chamo João Vitor e infelizmente tive que comentar no anônimo por não ter conta em nenhuma das opções. kkk
ResponderExcluirEnfim, leio seu blog ha mais ou menos um ano e o sorteio da fase de grupos da Libertadores desse ano me deixou com muita dúvida.
Você na postagem colocou que a taça, após 2008 foi completamente restaurada. O que me gerou duvidas é que como a taça estava com o Atlético no Marrocos, colocaram uma muito semelhante, se não for a mesma, de antes dessa reforma, com as plaquinhas ainda desorganizadas (consegue-se até notar que algumas são pratas e outras douradas) e a peça com o jogador ao topo é diferente da original e da atual.
http://www.portaldotorcedor.net/futebol/futebol-nacional/2013/12/sorteio-define-grupos-da-libertadores-2014-gremio-pega-pedreira
Enfim, minha dúvida é:
Será que ao invés de reformarem a taça, não fizeram uma nova e guardaram a antiga na sede em Assunção, sendo a atual uma feita "do zero" pras disputas a partir de 2009?
Oi João! Muito boa a sua observação! Não tinha me atentado a isso.
ExcluirO que coloquei no blog foi fruto de pesquisas na internet, mas assim como eu, as demais fontes não tem 100% de certeza.
O troféu da Libertadores é um mistério desde 1960. Para mim, o primeiro troféu ficou com a Conmebol e esporadicamente ela faz uma nova réplica. Em 2004, o troféu foi todo danificado, amassado, arranhado, quebrado...para mim, não havia condições de refazê-lo tão perfeitamente. Em 2009, ele apareceu com uma nova base (mais bonita por sinal) e o a parte de metal com um brilho jamais visto, além do boneco do jogador chutar a bola com a outra perna, ou seja, muitas diferenças,
mas esse mistério é o que nos fascina ainda mais pela Libertadores!
João Vitor:
ExcluirValeu Ariel. Passei a notar essas diferenças na taça apenas depois do meu Galo conquistar kkkk e seu blog ajudou demais.
Muito bacana seu trabalho. Parabéns!
valeu joao!
Excluirprimeiro campeão continental do mundo 1948!!!
ResponderExcluirfalta a plaqueta do primeiro clube campeão CONTINENTAL do futebol mundial ,,NA HISTÓRIA1948!!!
ResponderExcluirconcordo plenamente! vasco!
ExcluirO primeiro clube no mundo a se consagrar campeão continental ,invicto 1948,torneio ,esse que daria como precursor a todas as nomeclaturas de títulos continentais ou intercontinentais ,parabéns C.R VASCO DA GAMA ,RIO DE JANEIRO AMÉRICA DO SUL ,BRASIL!!!!
ExcluirEu estou á ponto de fazer uma réplica deste magnífico troféu. Tenho várias aqui! Adoro as HIStórias e a glória existente por trás desses símbolos da vitória no futebol! A Taça Libertadores sempre foi uma das minhas favoritas. O troféu é envolto em mistérios...
ResponderExcluirE eu só queria saber de uma coisa: o que diabos vai acontecer quando acabar o espaço de novo?! Vão... aumentar de novo?! A desgrama já está pesando 20kg com o tamanho atual.. daqui á pouco vão ter que chamar o Terry Crews para levanta-la, hahaha! E imagine o tamanho... se continuar assim, daqui á alguns anos vai ter mais base de madeira do que troféu propriamente dito. Vamos aguardar né... hehe! Muito maneiro o blog, gostei de poder ver as fotos da nossa "La Orejona Sudamericana" - faz sentido vá, ela também tem orelhas salientes... hahahah! - desde a sua criação. Está de parabéns! Um abraço! :)
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirThales, muito bom!
É tradição da conmebol colocar placas na base de madeira. a copa america e sulamericana é a mesma coisa. Um dia acho que criarão uma base menor e só gravarão igual na champions.
abraços!
Ariel. Percebo que a maioria das taças são feito de prata será que é por que a prata e um metal que nao vale tanto?
ResponderExcluirOu estou equivocado quanto ha isto??
Obrigado Zeca pelo prestígio amigo.
ExcluirCreio que a prata é mais tradicional, além de ser mais barata e ser mais achada na natureza. Perceba que raramente quando você vê um troféu dourado, ele é totalmente ouro. Geralmente a maioria dele é de prata banhada em ouro. Claro que o custo é muito menor, além de deixar o troféu menos visado para um eventual roubo como ocorreu com a Jules Rimet. Vale muito mais derreter ouro do que prata logicamente.
No ponto de vista da tradição, os primeiros troféus da história foram de prata isso mantem nos campeonato mais tradicionais do mundo. É uma simbologia muito forte. É o famoso juntar o útil ao agradável. Eu particularmente, prefiro a prata.
Abração!
Tambem prefiro a prata acho mais bonito.
ResponderExcluirAcho que deveriam acabar com essa base de madeira.por que se ficar so aumentando essa base o troféu vai virar um poste..melhor mante-la com mesmo formato so que toda de prata.porque mais cedo ou mais tarde isso de ficar aumentando a base de madeira vai ter que acabar.fato.
ResponderExcluirKKKKKKKKK
Excluire olha que hoje até que a base ta arrumada. ja viram como era ate meados do ano 2000? ssrrs
O trofeu da Taça Liebertadores da America tinha que ser todo em prata , principalmente a base , original maior sem colocar o nome do time campeao , so colocar o nome do time campeao na replica de campeao.
ResponderExcluirOi Ronaldo.
ExcluirRealmente ia ficar bonito, mas o troféu já é tão tradicional e histórico do jeito que é, que nesse caso ainda prefiro a base de madeira e plaquinhas que torna ele tão único e nostálgico. Abraços.
Ariel valeu essa matéria. É interessante a saga de alguns conquistadores como o time colombiano que deixou quebrar a taça em plena comemoração da primeira difícil conquista. É muito trágico e inusitado o fato porque é a taça mais cobiçada das américas até mais que a Copa América de seleções. Eu ficaria frustrado se o meu Paysandu ganhasse essa taça e deixasse quebrar em comemoração. Por sinal meu Paysandu fez boa campanha em 2003 e perdeu vaga nas quartas de final para o Boa Junior em Belém depois de vencer na Lambonera. O Boca foi campeão depois de eliminar meu Paysandu, fato prova a chance que o Paysandu teria de saborear esse troféu se passasse pelos argentinos. poxa o Papão chegou quase perto.
ResponderExcluirO PAYSANDU TINHA UM TIMAÇO NAQUELE ANO!
ResponderExcluirVasco poderia ter uma placa como primeiro clube campeão
ResponderExcluirPOSTAGEM ATUALIZADA!
ResponderExcluirAriel, esse vídeo merece uma atenção especial para essa página! O troféu da libertadores vai "mudar" novamente em 2021... Na verdade foi restaurado o original e será entregue para o vencedor do torneio dessa edição:
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=TeKh4hFFdHU
OBRIGADO RAPHAEL!
ExcluirPostagem atualizada!
Meu SPFC tem três e fez seis finais chegou em dez semi final e ostenta o maior público de uma final quando em 92 105 mil 185 pagantes foram ao Morumbi ver o rsoberano ser campeão ,e olha abriram os portões do Morumbi o público real passou dos 120 mil torcedores, SPFC gigante
ResponderExcluir💩💩💩💩💩
ResponderExcluir