13 de julho de 2011

Copa Youdan (Youdan Cup)


O troféu da Copa Youdan é o mais antigo que se tem notícia no futebol e foi disputado entre doze equipes locais da região de Sheffield na Inglaterra em 1867 e que teve como campeão o Hallam FC que foi fundado em 1860 e é tido oficialmente como o segundo mais antigo clube originalmente de futebol ficando atrás somente do Sheffield FC que foi fundado em 1857.

O troféu é todo em prata, porém não era para ser esse o troféu da competição. A peça escolhida foi encomendada, mas não ficou pronta a tempo da grande final. Então um dirigente da época pegou uma peça de uma prataria e esta foi oferecida ao campeão. Logo depois foi gravada na peça o nome da competição, o ano e o campeão de fato.

O troféu em determinado momento da história desapareceu e assim continuou sumido por décadas até que no final da década de 1990, um colecionador escocês reconheceu que uma de suas preciosidades era o troféu da Copa Youdan que ele comprou de uma loja de antiguidades anos antes sem saber de sua história. Rapidamente, ele tratou de devolver o troféu para o clube Hallam FC e foi devidamente recompensado.

Hoje, o troféu mais antigo do mundo do futebol repousa diante de alguns olhos que se dignam ir até a sala de troféus do Hallam FC na pacata cidade de Sheffield na Inglaterra.

3 comentários:

  1. Não conhecia essa...
    Marcos Tony

    ResponderExcluir
  2. tambem nao conhecia essa Ariel seu blog é 10 mais essa taça é estranha d+ parece uma jarra de suco !

    Danilo Paes

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre essa postagem: