2 de julho de 2011

Campeonato Sulamericano de Campeões de 1948

Troféu Condor
O Campeonato Sulamericano de Campeões foi disputado uma única vez, em 1948 no Chile. O torneio foi ideia inicial do time chileno do Colo Colo e contou com o apoio incondicional da CONMEBOL. A ideia do torneio era reunir os campeões nacionais da confederação sulamericana da época. E assim foi feito. Os campeões nacionais de 1947 disputaram a competição no ano seguinte, assim como era feito nas primeiras edições da Libertadores da América onde só os campeões nacionais disputaram o torneio continental.

Participaram da competição: River Plate (Argentina), Litoral (Bolívia), Colo Colo (Chile), Emelec (Equador), Municipal (Peru), Nacional (Uruguai) e Vasco da Gama (Brasil).

A história conta que esse torneio serviu de inspiração para a criação da Liga dos Campeões da Europa em 1956 e antecedeu a disputa da Libertadores da América que só veio a acontecer em 1960.

Troféu Juan Perón
O Vasco da Gama (Brasil) sagrou-se campeão no Estádio Nacional do Chile enfrentando a equipe argentina do River Plate diante de mais de 50 mil pessoas. A CONMEBOL reconheceu em 1996 que a competição apesar de não ser oficialmente reconhecida como uma Libertadores da América, foi sem dúvida a primeira desse porte no continente sulamericano, reconhecendo com isso a equipe vascaína como o primeiro campeão sulamericano de futebol.

O troféu era fantástico. Além de grande e majestosa, representava uma ave com suas asas abertas em cima de uma pedra que trazia uma placa com o nome da competição. O troféu também era chamado de Condor e  fica exposto no clube do Vasco da Gama, pois foi o único a conquistá-lo. Outro troféu foi oferecido pelo então presidente chileno Juan Perón e é menos conhecido pelos torcedores.

19 comentários:

  1. O troféu é muito imponente. Acho sacanagem a Conmebol não reconhecer como uma Libertadores, pois de fato foi uma. Deveria reconhecer e tratar o Vasco como bicampeão (olha que sou torcedor cruzeirense e não vascaíno). O mesmo a Fifa deveria fazer com a Intercontinental: reconhecer como 'Mundial' da fato, pois o 'Mundial' da Fifa nada mais é do que uma continuação do outro torneio e as provas são várias, passando pelo troféu {claramente uma reestilização da taça Intercontinental com visual modernista} e o benefício dado aos campeões europeus e sul americanos, o de entrar já na semifinal, para que - somente numa tragédia - fiquem de fora da final. Isto é uma forma de fazer com que os embates sejam sempre entre os mesmos finalistas da Taça Intercontinental.
    Marcos Tony

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. Mas a FIFA gosta de enrolar né!

    ResponderExcluir
  3. Ele gostam é de dinheiro. Se alguém oferecesse alguns milhões pela oficialização, ela topava...

    ResponderExcluir
  4. Ariel, você disse que pesquisa sobre campeonato inglês e alemão. Gostaria de sugerir ainda o italiano, espanhol, Copa do Rei, portugues e argentino. Sem pressa, óbvio! Não estou 'exigindo' nada, só sugerindo...
    Marcos Tony

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos. Argentino e Português está bem, difícil. as informações sao precarias e as fotos tb! quanto aos outros ja estou pesquisando a algum tempo. a copa da italia esta mais avançada!

    ResponderExcluir
  6. Sem problema, Ariel.
    Marcos Tony

    ResponderExcluir
  7. Olhe como é bonito o trofeu portugues

    http://mediaserver.rr.pt/newrr/fc_porto_trofeu_campeao57155767_630x354.JPG

    Marcos Tony

    ResponderExcluir
  8. esse é bonito mesmo. mas pelo que vi eles são que nem o brasil. mudam o trofeu direto. isso q complica rsrs

    ResponderExcluir
  9. A Conmebol já reconheceu o título sul americano do Vasco (o clube participou da Supercopa dos Campeões em 1996, dois anos antes de vencer a Libertadores da América). Não precisa reconhecer como uma Libertadores da América de fato, mas como mesmo nível de torneio. Por exemplo: O Botafogo é campeão da Taça Conmebol, que possui o mesmo nível da Copa Mercosul, que possui o mesmo nível da Copa Sulamericana.
    Saudações!
    Gustavo

    ResponderExcluir
  10. Foi oficializado. Se alguém tem duvida sobre a oficialização, ver texto e lista de título do Vasco na página do clube no site da FIFA, Pioneers of The Sao Januario. Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. O Vasco é o primeiro campeão da Libertadores!

      Excluir
    2. REALMENTE ARIEL COMO O VASCO É TAMBEM O ÚNICO DO RJ BICAMPEÃO MUNDIAL 53/57 , AINDA NÃO OFICIAL PELA FIFA , MAIS É . ABRAÇOS ROBINHO C.G. .

      Excluir
    3. Nem um, nem outro. Atualmente a CONMEBOL obriga aos times participantes da Libertadores usarem o "patch" ou selo contendo o Número de Libertadores conquistadas , o Vasco utiliza o selo contendo o número "1" , não existe essa que o Vasco é bi campeão, a CONMEBOL reconhece o Sulamericano mas não como uma libertadores. Sobre esses campeonatos amistosos como o Torneio de Paris, até o Fluminense e Botafogo ja venceram, A torcida do Vasco querer "inventar" importância de certos títulos pra rivalizar com o Flamengo só torna o time cada vez mais chacota. Títulos só contam quando são oficiais, portanto , único time realmente BI CAMPEÃO da lIbertadores e campeão do mundo no RJ é o Flamengo.

      Excluir
  11. Nesse campeonato o Vasco recebeu dois trofeus e o mais bonito não é esse que fica na entrada da sala de trofeus,do condor, é o trofeu juan domingo peron, tenho fotos dele, maravilhoso, com um brilho inigualável, é um pouco maior do que a replica da libertadores, que fica ao lado do condor.Se quiser colocar a foto dele, te mando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode mandar sim! Te agradeço!

      Excluir
    2. Acabei de te enviar as fotos por email.Espero que goste e coloque no site, para que mais pessoas conheçam este belo troféu.

      Excluir
    3. Valeu Rafael. Já coloquei!

      Excluir
  12. Comentei lá no tópico da Libertadores, mas vou te encher o saco aqui também, pra colocar o nome do Vasco no hall dos campeões da América. Não precisa colocar que foi campeão da Libertadores, mas faça uma menção no tópico da libertadores do time de 48 como primeiro a ganhar a América . Já que o Sulamericano tem o mesmo peso da liberta. E por isso tem que ter seu nome relacionado com os demais campeões, nem que você coloque com o famoso asteristico para diferenciar os torneios.
    Um abraço, PedrroCRVG.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre essa postagem: