15 de agosto de 2011

Taça das Cidades com Feiras - European Fairs Cup - Coupe des Villes de Foires - Copa de Ferias (1958-1971)

O nome curioso da competição é devido às equipes participantes pertencerem a países com feiras de comércio. Criada m 1955, a competição era organizada pelas equipes, federações e personalidades do futebol na época. 

A taça é nomeada de Troféu Noel Beard e as inscrições no corpo da taça estão em francês: Coupe des Villes de Foires.


O troféu original tem uma base preta, onde estão placas coladas com o nome de todos os campeões. As laterais da taça que é mais fina que o padrão da época tem uma espécie de alças como se fossem duas folhas de oliveira. Em 1971, o troféu foi aposentado. Para decidir com quem ia ficar definitivamente,o troféu foi disputado entre o espanhol Barcelona, que venceu mais vezes, e o inglês Leeds United que ganhou a última edição. O clube espanhol venceu o duelo e ganhou o direito de guardar a peça original em sua sala de troféus. 


Em 1971/72, a UEFA observou o desenvolvimento da competição e resolveu organizá-la com o nome de Copa da UEFA, que posteriormente passou a se chamar Liga Europa.

1971 Barcelona (Espanha)
POSSE DEFINITIVA

1971 Leeds United (Inglaterra) 

1970 Arsenal (Inglaterra) 

1969 Newcastle United (Inglaterra) 

1968 Leeds United (Inglaterra) 

1967 Dínamo Zagreb (Iugoslávia-Croácia) 

1966 Barcelona (Espanha) 

1965 Ferencváros (Hungria) 

1964 Real Zaragoza (Espanha) 

1963 Valencia (Espanha) 

1962 Valencia (Espanha) 

1961 Roma (Itália) 

1960 Barcelona (Espanha) 

1959 não teve disputa 

1958 Barcelona (Espanha)

8 comentários:

  1. Trofeu muito bonito. Acho sacanagem a Uefa não reconhecer os campeões 'pré-Uefa' como campeões da Copa da Uefa/Europa League.
    De novo, agradeço pela 'garimpagem' que o permitiu achar fotos preciosas, dos tempos passados, como fez com a Uefa Champions..
    Marcos Tony

    ResponderExcluir
  2. Competições européias dá até gosto de pesquisar. Acha-se muita coisa antiguíssima. A Copa da Escócia já está bem volumoso. To quase fechando.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amigo, gosto muito do seu trabalho, essa competição deveria sim ser reconhecida como oficial, porque ela deu origem a Europa League, muito injusto por parte da UEFA.

    ResponderExcluir
  4. A FIFA deveria reconhecer a cidades com feiras como antessesora da copa UEFA/liga Europa ,mais tá na história e isso e pra sempre e não pode ser contestada

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre essa postagem: