21 de junho de 2020

Campeonato Sueco - Allsvenskan - Lennart Johansson Pokal

A atual taça é feita de prata e tem uma bola de futebol sobre um pedestal com duas alças grandes de cada lado. O troféu foi concebido por Anja Nibbler Kothe e foi inspirado por um troféu que a seleção sueca tinha recebido após ganhar a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1948. Na coluna central, são escritos os campeões desde o ano 2000. O troféu tem o nome de Lennart Johansson, presidente da UEFA entre 1990 e 2007. O pensamento por trás o troféu foi para conectar o maior troféu que um clube sueco poderia ganhar com o maior líder do futebol sueco.

Em 2010, denunciaram para um jornal que Ingemar Eklund que fez o troféu tinha gravado "Bajen para sempre" no interior do troféu. "Bajen" é o apelido para os primeiros campeões do troféu: Hammarby IF. A Federação Sueca de Futebol chegou a abrir a parte superior do troféu para garantir que nada havia gravado no interior dele. Em vez de "Bajen para sempre" as palavras "Djurgården är Bast!" (traduzido por "Djurgården são os melhores") foram encontrados no interior do troféu. O presidente da associação de futebol mais tarde disse à imprensa que as gravações foram removidas.

O primeiro troféu que foi disputado de 1904 a 2000 foi nomeado Pokal de von Rosen, em homenagem ao primeiro presidente da Federação Sueca de Futebol: Clarence von Rosen . No entanto, em novembro de 2000, foi descoberto que Von Rosen tinha sido ativo no movimento socialista sueco nacional durante a Segunda Guerra Mundial e simpatizava com o nazismo, o que levou a desistirem de usar o histórico troféu e idealizar um novo e com um outro nome.



Troféu antigo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre essa postagem: