domingo, 19 de junho de 2011

Copa Ouro da CONCACAF (CONCACAF GOLD CUP)

A Copa Ouro começou a ser disputada oficialmente em 1991 entre as seleções das Américas do Norte e Central. Tradicionalmente é disputada a cada dois anos e o campeão ganha vaga para a Copa das Confederações. O troféu da competição foi criado e colocado em disputa na segunda edição do torneio. Em 2013, foi criada uma nova peça com o design bem semelhante ao do troféu anterior, mas com pequenas alterações. A base preta, quadrada e feia foi substituída por uma redonda que incorpora no resto do troféu e onde estão gravados todos os campeões. Mede 26cm, pesa 20kg e é feito de metal banhado a ouro.

2015 México

2013 Estados Unidos

2011 México

2009 México

2007 Estados Unidos

2005 Estados Unidos

2003 México

2002 Estados Unidos

2000 Canadá

1998 México

1996 México

1993 México

1991 Estados Unidos


Detalhe da base do novo troféu com os campões gravados

Troféu antigo (1993 - 2011)

15 comentários:

  1. Cara, a CONCACAF até parece o Campeonato Português, ou dá EUA, ou dá México rsrsrs', volta e meia tem uma exceção, no caso, o Canadá.

    ResponderExcluir
  2. Esse troféu é estranho, mas não é tão feio assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... Mas essa nova versão de 2013 ficou bem bonita.

      Excluir
    2. Com certeza a atual taça da Copa Ouro é mais bonita, mas gostava mais do troféu entregue aos campeões no período de 1993 a 2011. A primeira e a última Copa Ouro com a antiga taça tiveram a mesma seleção campeã: o México

      Excluir
  3. Gostaria de fazer um pedido ao(s) responsável(is) por este blog, a respeito da Copa Ouro da CONCACAF 1996, quando a Seleção Olímpica do Brasil a disputou convidado que foi pela CONCACAF:
    Tem um vídeo na Internet com dois gols do Jamelli na vitória por 5 a 0 sobre Honduras com transmissão da Globo com narração de Oliveira Andrade (atualmente na Band e no BandSports), mas gostaria de saber se seria possível um vídeo da final Brasil x México, disputado em 21 de janeiro de 1996 (infelizmente o Brasil perdeu para o México por 2 a 0) e se possível com transmissão da Globo, li algumas vezes que essa partida foi disputada debaixo de uma chuva muito forte que caiu sobre o Los Angeles Memorial Coliseum. Pode ser o jogo na íntegra ou apenas um resumo com os melhores momentos e claro os gols.
    Antes que você me pergunte o porque do meu interesse nesse jogo, explico:
    1-Sou de 1992 e no dia desse jogo tinha só 3 anos e oito meses, logo não assisti esse Brasil x México, logo a minha curiosidade.
    2-Depois que Luciano do Valle faleceu em abril de 2014, o narrador de TV que mais gosto é o Oliveira Andrade.
    PS: O que tem na internet é um vídeo de 1 minuto e 30 segundos, apenas com os gols desse jogo que estou pedindo, mas com narração em espanhol (a transmissão provavelmente é da Televisa do México)
    Tomara que você consiga! Ficaria muito grato! Que Deus te abençoe. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amigo.
      Infelizmente também não achei nada de filmagem desse jogo. A copa Ouro de 1996 nem sei se foi transmitida pela Globo.

      Excluir
    2. Se você digitar no Google - Fragmento Brasil x Honduras Copa de Oro 1996 Red OGlobo - você encontrará um trecho raro de uma gravação da partida Brasil x Honduras transmitido pela Globo com narração de Oliveira Andrade e comentários do ex-jogador Júnior (aos 9:15 de vídeo tem o gol do Brasil - o primeiro da goleada por 5 a 0 - anotado por Caio)
      Fique sabendo: A Globo transmitiu duas edições da Copa Ouro: 1996 e 1998. Em 2003, a Seleção Brasileira esteve presente no torneio de seleções da CONCACAF pela última vez, mas quem transmitiu os jogos foi o SBT e se não me falha minha memória, Paulo Soares (atualmente na ESPN Brasil) foi o narrador da final Brasil x México (o México derrotou o Brasil na prorrogação na antiga regra do gol de ouro, que não existe mais). A Copa Ouro de 2003 também marcou a última vez que o SBT transmitiu futebol.
      De qualquer maneira, muito obrigado e vamos esperar e torcer que algum dia apareça ao menos alguma gravação desse Brasil x México. Fique com Deus!

      Excluir
  4. Pois é, com exceção da base "preta, quadrada e feia" a taça (já que o objeto tem duas alças) que é entregue aos campeões da Copa Ouro da CONCACAF era muito bonita.

    ResponderExcluir
  5. Brasil na Copa Ouro da CONCACAF
    A Seleção Brasileira participou da Copa Ouro três vezes, convidada que foi pela CONCACAF
    EUA 1996: A Seleção Sub-23 que se preparava para a disputa do Torneio Pré-Olímpico e para os Jogos Olímpicos de Atlanta goleou Canadá e Honduras por 4 a 1 e 5 a 0 respectivamente na primeira fase, na semifinal passou pelos EUA por 1 a 0 graças a um gol contra e na final o Brasil foi derrotado pelo México por 2 a 0 em Los Angeles e ficou com o vice campeonato.
    EUA 1998: Em fase final de preparação para o Mundial da França o Brasil mais uma vez foi convidado para a disputa da Copa Ouro, mesmo com alguns jogadores campeões mundiais em 1994 como Taffarel, Zinho, Mauro Silva e Romário o Brasil não conseguiu passar pela Jamaica empatando por 0 a 0, empatou com a Guatemala por 1 a 1 e goleou El Salvador por 4 a 0 na primeira fase, na semifinal o Brasil é surpreendido e perde para os EUA por 1 a 0 em Los Angeles e fica fora da decisão contra o México, o Brasil levou a melhor contra a Jamaica na decisão do terceiro lugar: vitória por 1 a 0 gol de Romário.
    EUA/México 2003: A terceira e última participação do Brasil na Copa Ouro (que foi usada como preparação para os Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 para o qual não se classificou) começou com derrota para o México por 1 a 0, o Brasil se recuperou ao derrotar Honduras por 2 a 1, nas quartas o Brasil passa pela Colômbia por 2 a 0, na semifinal o Brasil derrota os EUA por 2 a 1, na final disputada na Cidade do México, o Brasil perde na prorrogação para o México por 1 a 0 com gol de ouro e fica com o vice campeonato.

    ResponderExcluir
  6. Acho muito legal (pois é um gesto de harmonia e paz que tanto precisamos no mundo) os jogadores de futebol trocarem de camisa com os atletas do time adversário após o fim de um jogo - seja para levar de recordação e depois presentear alguém ou comemorar uma vitória ou até mesmo para comemorar um título, tem duas fotos que exemplificam meu comentário.
    1996 - Um dos mexicanos que comemora o título durante a "volta olímpica" segurando uma das alças da taça está usando uma camisa da Seleção Brasileira ao contrário (ou do avesso como alguns dizem).
    2000 - Na "foto do título" com troféu e tudo, um dos jogadores do Canadá está usando a camisa da seleção da Colômbia.

    ResponderExcluir

Curta o nosso FACEBOOK pelo link:
https://www.facebook.com/trofeusdofutebol

Deixe aqui seu comentário sobre essa matéria.

Idiomas / Language

=============

CONTADOR DE PAÍSES (desde out/2017)

Flag Counter