Considerado por muitos como o precursor da atual Copa do Mundo e tido como o torneio mundial de seleções mais importante do planeta até 1928, o futebol nas Olimpíadas já sofreu muitos altos e baixos. Fora da primeira edição em 1896, foi testado por clubes amadores nas duas edições seguintes.
A estreia oficial ocorreu em Londres em 1908 consagrando os anfitriões. A premiação, como de costume, de todo campeão olímpico em qualquer esporte, tem muito mais importância que um troféu. A medalha Olímpica tem uma simbologia e um apreço especial de todo esportista que busca alcançar o pódio e é a premiação mais alta também no futebol dos Jogos Olímpicos que ocorrem a cada quatro anos. Para conhecer todas as medalhas Olímpicas, clique em https://trofeusdofutebol.blogspot.com/2016/06/medalhas-das-olimpiadas-de-verao.html
Outra curiosidade do futebol olímpico são as bolas oficiais que são personalizadas para a competição. Conheça as bolas olímpicas em https://trofeusdofutebol.blogspot.com/2013/01/bolas-de-futebol-olimpicas.html
Nas primeiras edições das olimpíadas antes da 2ª Guerra Mundial, não há registros do time campeão com a medalha no peito. De 1948 a 1964, apenas o capitão do time é que subia no pódio enquanto o resto do time ficado enfileirado logo atrás. A partir de 1968, toda a equipe passou a subir do pódio e virou tradição a foto de todo time com a medalha no peito.
__________________________________________
CAMPEÕES OLÍMPICOS DO FUTEBOL
__________________________________________
2020 Brasil
2016 Brasil
2012 México
2008 Argentina
2004 Argentina
2000 Camarões
1996 Nigéria
1992 Espanha
1988 União Soviética
1984 França
1980 Tchecoslováquia
1976 Alemanha Oriental
1972 Polônia
1968 Hungria
1964 Hungria
1960 Iugoslávia
1956 União Soviética
1952 Hungria
1948 Suécia
1940 e 1944 não teve Olimpíadas por causa da 2ª Guerra Mundial
1936 Itália
1932 não teve futebol nessa Olimpíada
1928 Uruguai
1924 Uruguai
1920 Bélgica
1916 não teve Olimpíadas por causa da 1ª Guerra Mundial
1912 Reino Unido
1908 Reino Unido
1900 e 1904 Torneio experimental sem premiação
1896 Não teve competição
Que primor, Ariel. Linda pesquisa. Parabéns a você por nos brindar com seus artigos sobre futebol. Quem quer conhecer a história das competições, fica muito mais bem informado aqui do que acompanhando os tais 'jornalistas' famosos, que só sabem torcem para seus times e cornetar adversarios.
ResponderExcluirMarcos Tony
Pra falar sobre esses assuntos devemos ser neutros e gostar do futebol como um todo. OBRIGADO Marcos!!!
Excluirnossa realmente e incrivel essa parte do seu blog vai ser muito valorizada parabens por mostrar essas riquezas do futebol para gente !!
ResponderExcluirDanilo
Vamos ver se O Brasil entra na galeria esse ano!
ExcluirPode crer Ariel. Tenho seu blog na barra do firefox pra acesso rapido porque é uma delícia acessar e ver suas postagens. Lembro do artigo da Champions ainda no ano passado, onde tem fotos de todas as edições com os campeões erguendo a taça. Até no google é dificil achar as edições antigas e voce conseguiu todas.
ResponderExcluirBlogs como o seu sao 'utilidade pública'
Marcos TONY
Isso que é fã Marcos... Muito Obrigado! Mas sem leitores como você não teria sentido fazer essas pesquisas no meu tempo vago. Mudei até o layout do blog para ficar menos poluido, espero que tenha ficado bom!
ExcluirVei,aonde você acha todas essas suas imagens dos troféus?eu custo á achar no google,e a maioria das vezes,se eu acho uma imagem de uma conquista,ela e desse blog.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkk é o segredo do negocio! rssr
ResponderExcluirvei na boa, Bélgica ter uma Olimpíada e o Brasil não,não dá né,mas porque será que em quanto o Mano estiver na seleção ninguém acha que o Brasil vai ganhar as Olimpíadas?
ResponderExcluirMas em 1920 no pós guerra so podia o pais sede ter sido campeao. rssrsrsrs
ResponderExcluirentão tudo bem bélgica ter ganho,além do mais o Brasil não era bom em 1920,mas em 1996 e 2000 o Brasil era a melhor seleção do mundo,e não ganhou,quem ganhou foram as incríveis Nigéria e Camarões!
Excluiresse ano se n ganharmos sera no maraca em 2016 bora? rsrs
ResponderExcluirFalou e disse! Foi no Maracanã em 2016 contra a Alemanha com direito a decisão por pênaltis e tudo! E que tal repetir a dose do ouro olímpico em 2020? Se possível no Estádio de Yokohama (palco da conquista do pentacampeonato mundial na Copa de 2002) e com 100% de aproveitamento?
ExcluirEu acho essa competição á 3 melhor do planeta se tratando de seleções,quanto as medalhas,são muito belas,Ariel você não teria essas medalhas de prata e bronze não?
ResponderExcluirnao tenho nao... aqui so fala de campeão! kkkk
ResponderExcluirquais as outras duas competições? copa do mundo e eurocopa:?
Jogos Olímpicos Rio 2016
ResponderExcluirFinal do Torneio Masculino de Futebol
Brasil 1x1 Alemanha (Brasil 5 a 4 nos pênaltis)
Estádio Mário Filho, Maracanã, Rio de Janeiro
Sábado, 20 de agosto de 2016
Este dia e este jogo são inesquecíveis, assim como as conquistas da Copa do Mundo, Copa América, Copa das Confederações, Torneio Internacional de Toulon, Mundial Sub-20, Mundial Sub-17 e agora a primeira medalha de ouro olímpica do futebol brasileiro. Talvez nem o melhor escritor de cinema, teatro ou novela pudesse imaginar e colocar no papel um roteiro exatamente como o que aconteceu nesse jogo, o Brasil chegou à final sem ter tomado nenhum gol, tomou o primeiro logo na final e ganhou a medalha de ouro nos pênaltis com o goleiro defendendo a última cobrança dos alemães (mais ou menos parecido com a conquista do tetra na final da Copa do Mundo em 1994 nos EUA). Depois dos horríveis resultados recentes
Copa América de 2011: (aproveitamento de 0% após 4 pênaltis pessimamente batidos contra o Paraguai)
Copa do Mundo de 2014: (7 a 1 para a Alemanha e 3 a 0 para a Holanda), nem é preciso falar nada.
Copa América de 2015 (eliminação nas quartas de final com desculpa esfarrapada de virose após o fim do jogo) aliás, cá entre nós, essa não colou!
Copa América Centenário nos EUA em 2016 (que para o Brasil foi "Centenada", porque só ganhou do fraco Haiti e conseguiu ser eliminado na primeira fase com gol de mão do Peru)
Parece que o futebol brasileiro renasceu das cinzas. Tomara que a conquista da primeira medalha de ouro do futebol inspire os jogadores e dê uma motivação extra na reta final das Eliminatórias Sul-Americanas para que o Brasil possa ir em busca do sexto título mundial de futebol em 2018 na Rússia e ao mesmo tempo mirar nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 quando tentaremos conquistar a medalha de ouro no futebol pela segunda vez. Tomara que as mulheres também consigam realizar esse grande sonho.
Coincidência ou não, o futebol brasileiro subiu um degrau nas últimas três Olimpíadas, uma espécie de "escadinha olímpica":
3º lugar (bronze) em Pequim 2008
2º lugar (prata) em Londres 2012
1º lugar (ouro) no Rio de Janeiro 2016.
Com a medalha de ouro conquistada em 2016 nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira soma seis medalhas no futebol masculino (1 ouro, 3 pratas e 2 bronzes) e é o país com mais medalhas na modalidade, superando três seleções que conquistaram 5 medalhas cada uma:
ExcluirHungria (3 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze)
A extinta União Soviética (2 de ouro e 3 de bronze)
E a também extinta Iugoslávia (1 de ouro, 3 de prata e 1 de bronze)
Agora imagina se o futebol masculino brasileiro tivesse participado das Olimpíadas em Moscou 1980, Barcelona 1992 e Atenas 2004 (nessas três edições o Brasil não conseguiu se classificar). Será que teríamos ganho pelo menos uma medalha em cada uma dessas Olimpíadas?
pois é meu amigo.
ResponderExcluirpra muitos foi nada, mas pra mim e voce foi INESQUECIVEL! Viva a nossa Seleção!
A conquista da primeira medalha de ouro do futebol brasileiro foi difícil, mas agora o Brasil já conhece o "caminho das pedras"!
ResponderExcluirA partir de 2017 começa o ciclo olímpico do nosso futebol rumo aos Jogos Olímpicos de 2020 que terá dois Sul-Americanos Sub-20: um em 2017 e o outro em 2019 (este último certamente colocará em jogo duas vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio como acontece desde a edição de 2007) e dois Mundiais Sub-20: em 2017 será na Coreia do Sul e o 2019 que ainda não se sabe o país sede.
Talvez a Seleção Sub-20 dispute o tradicional Torneio Internacional de Toulon - e digo talvez porque a participação em Toulon é feita por convite - e tomara que o Brasil seja convidado pelo menos uma vez e repita os ainda recentes triunfos de 2013 e 2014. Um convite em 2018 seria ótimo, pois será um ano em que não tem Sul-Americano e nem Mundial Sub-20
Em 2019, além do Sul-Americano e do Mundial Sub-20 tem a disputa dos Jogos Pan-Americanos em Lima no Peru, o Brasil conquistou a medalha de ouro pela "última" vez no Pan de Indianápolis-1987 (em Toronto-2015, o Brasil ficou com a medalha de bronze), fora os amistosos internacionais e outros torneios de tiro curto que o Brasil poderá participar.
Resumindo: torneio é o que não falta nesses quatro anos até as Olimpíadas do Japão, é bastante tempo para a CBF trabalhar, formar jogadores e montar a equipe que vai tentar o bicampeonato olímpico em 2020.
POSTAGEM ATUALIZADA
ResponderExcluir