sexta-feira, 3 de maio de 2013

Copa do Mundo de Rugby (IRB Rugby World Cup / Webb Ellis Cup)

O troféu é conhecido também com o nome de Webb Ellis que é tido como inventor do rugby. Considerado um primo de futebol, o rugby é muito popular em partes da Europa, África e Oceania.

O troféu criado para a primeira Copa em 1987 é de prata dourada, mede 38cm e pesa 4,5kg. Possui duas alças sendo uma delas com uma cabeça de sátiro e a outra de ninfa. Possui o nome da competição e da Federação gravado nele. Na base redonda e removível estão gravados todos os campeões.

O troféu foi produzido em uma joalheria real em Londres e foi inspirado numa peça antiga. Sabe-se da existência de dois troféus idênticos que a Federação de Rugby utiliza. Os dois foram fabricado antes da primeira Copa e são utilizados simultaneamente para a premiação dos campeões e exposição ao público. Uma réplica é designada posteriormente ao time vencedor.

2015 Nova Zelândia

2011 Nova Zelândia

2007 África do Sul

2003 Inglaterra

1999 Austrália

1995 África do Sul

1991 Austrália

1987 Nova Zelândia


2 comentários:

  1. A base da peça é separada do corpo (vejam, por exemplo, a foto de 2003: a base fica na mesa e o troféu nas mãos do capitão). Isso resolve o problema de ter que ficar remodelando a taça sempre que a base fica pequena demais para a quantidade de campeões a serem gravados. É só fazer uma base nova e deixar a taça quieta. ALém disso a taça possui uma tampa, que costuma ser retirada pelos jogadores durante as comemorações, para que se possa beber umas "brejas" dentro da taça em comemoração à vitória.

    ResponderExcluir

Curta o nosso FACEBOOK pelo link:
https://www.facebook.com/trofeusdofutebol

Deixe aqui seu comentário sobre essa matéria.

Idiomas / Language

=============

CONTADOR DE PAÍSES (desde out/2017)

Flag Counter