29 de junho de 2014

Troféu Copa do Mundo FIFA (FIFA World Cup Trophy)

Dois atletas saindo da terra e segurando o planeta Terra. Essa é a imagem esculpida no troféu mais famoso do mundo: Taça do Mundo FIFA. Criada para a Copa do Mundo de 1974, este troféu substituiu o troféu Jules Rimet ganho em definitivo pelo Brasil após o tri-campeonato em 1970.

Conheça todos os campeões do Mundial:
http://trofeusdofutebol.blogspot.com/2011/05/copa-do-mundo-taca-fifa.html


Era o ano de 1971 quando a FIFA abriu inscrições para receber projetos de um novo troféu. Apareceram 53 projetos de 25 países. O vencedor foi da Itália e se chama Silvio Gazzaniga. Levou mais um ano até a peça ser esculpida e definitivamente aprovada após pronta. Seu brilho e beleza encantou muita gente. Com 6,175kg de peso, 36,8cm de altura e 13cm de diâmetro da base, o troféu mais conhecido do mundo é feito em ouro maciço. Na imagem abaixo, o criador e a criatura.


Ao contrário da tradição em que os troféus ganham a gravação de seus campeões na base ou gravado em uma parte bem visível como a frente ou os lados, o troféu da Copa do Mundo tem seus campeões gravados debaixo dele. O detalhe é que só constam os campeões a partir de 1974, pois os campeões  anteriores constavam gravados no antigo troféu Jules Rimet. O espaço para se gravar os campeões está previsto para acabar na Copa de 2038 e não se sabe ainda se arrumarão um novo espaço para continuar as gravações ou se será produzida uma nova Taça do Mundo. Abaixo se vê bem nítido o nome dos campeões gravados na base (2002 - 2006 - 2010).


Mas existe um mistério envolvendo as inscrições dos campeões. Se repararmos bem nas imagens da base do troféu, observa-se que o escultor deixou plaquinhas entre as pedras malaquitas provavelmente para que os campeões fossem escritos nelas (imagem abaixo). Elas ainda estão em branco. Se repararmos as fotos dos capitães levantando a taça, perceberemos que as gravações na parte debaixo do troféu não existiam até a Copa de 1994. 


A FIFA, prevendo que o espaço para a inscrição de novos campeões iria acabar rápido, alterou a configuração da listagem na base do troféu, após a Copa de 2014. Essa nova configuração traz os campeões desde 1974 e tem espaço para dezenas de novas inscrições.


Existem muitas réplicas fiéis deste troféu que são usadas em algumas ocasiões por questões de segurança. O que se sabe é que o troféu original é usado na premiação ao campeão mundial. Depois, a seleção campeã ficava com ela pelos próximos anos até chegar a próxima Copa e ser devolvida para ser entregue ao novo campeão. Mas, a partir de 2006 o troféu original é imediatamente recolhido pela FIFA após a festa do campeão e uma cópia idêntica é posta em seu lugar. Abaixo, a imagem do troféu que fez o tour pelo mundo. Ele volta para a Itália, onde seu criador o restaura deixando-o novinho como em 1974.


Na final de 2010, um torcedor invadiu o campo antes da partida e tentou pegar no troféu. Ele chegou a colocar uma chapéu na taça, mas foi neutralizado pelos seguranças.


Abaixo, imagens nas comemorações com o Troféu FIFA. Detalhe para a parte debaixo do troféu onde constam as gravações dos campeões. Clicando nas imagens dá para ver melhor.

2018 França


Antes da volta para Alemanha, uma réplica idêntica foi entregue ao campeão. Na festa em Berlim, o troféu apresentado para a torcida já não era o original. Detalhe para a base que consta a inscrição com o ano e o país que sediou a Copa do Mundo (foto abaixo do jogador alemão segurando a taça)

2014

2010

2006

2002

1998

1994

1990

1986

1982

1978

1974

10 comentários:

  1. Muito tempo que não passava pelo seu blog mas sempre é um prazer ler seus artigos, tão preciosos.
    Obs. Você podia colocar comment por facebook, que acha?
    Marcos Tony

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Marcos! Pelo tempo q não aparece tem bastante material novo! rsrs

      vou ver como faz essa parada do face. obrigado pela dica.

      Excluir
  2. Obrigado Ariel. Eu que agradeço a você pela dedicação ao seu blog de preciosidades, que é referência para qualquer pessoa que queira conhecer a história dos campeões de qualquer torneio de futebol.
    Marcos Tony

    ResponderExcluir
  3. Ariel, vc poderia me dizer o pq da taça da Copa a partir de 2006 tem um brilho a mais do q a dos outros anos pode reparar que a dos outros anos ela era meio fosca o brilho já a partir de 2006 em diante ela tem um brilho muito belo, até pensei que eles teriam trocado a original por uma réplica novinha mas vi que essa informação não procede vc pode me dizer de foi alguma restauração oq de fato houve ?? ou pelo fato da FIFA recolher logo a taça para não sofrer algum dano ?? abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo. A taça foi totalmente restaurada após a copa de 2002. e desde então sempre antes da copa a taça passa por uma limpeza, coisa que antes não se fazia. Por isso o brilho agora é melhor. Abraços.

      Excluir
    2. Taça Padrão FIFA KKKK, vlw Ariel por tirar essa dúvida grande abraço !!

      Excluir
  4. Ariel, seu trabalho é incrível. É sensacional. Fica meio clichê dizer todas essas coisas aqui, você deveria receber algum prêmio por este trabalho. Quanto a taça em questão, na minha opinião, é a mais linda de todas. Como tem que ser. Afinal, é a mais importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo prestígio Jhonny! Isso fortalece minha vontade de continuar nesse trabalho nesse blog! Abração!

      Excluir
  5. Ariel, sempre acompanhei seu blog e e muito bom mesmo, e a base do troféu que eu vi no instagram foi alterada e os campeões aparecem seguindo um círculo e no centro escrito em ingles "WORLD CHAMPIONS"!!!

    ResponderExcluir
  6. Prezados Srs.
    Boa Tarde
    Venho através deste pedir a gentileza de informar como eu posso adquirir / conseguir 01 Réplica do Troféu da Copa do Mundo Jules Rimet.
    Aguardo um breve retorno.
    Grato
    Marcelo Cardoso

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre essa postagem: