5 de maio de 2019

Troféus dos Estaduais 2019

Finalmente, parece que as federações estaduais estão levando mais a sério a identidade das competições estaduais pelo Brasil. Isso é notável na tentativa de criar uma identificação com o símbolo maior oferecido ao campeão: o troféu.

Alguns campeonatos estão utilizando um determinado design de troféu de forma permanente. Ainda são poucos os Estados que estão levando essa proposta adiante, mas acho que colhe bons frutos a logo prazo. É o caso do Rio de Janeiro (desde 2013), Minas Gerais (desde 2015) , São Paulo (desde 2017). Outros Estados, até usam o mesmo troféu por dois ou três anos e acaba inexplicavelmente mudando. Outros ainda, não querem nem saber e muda todo ano. Mas, percebi uma melhora geral nas confecções dos troféus desse ano, salvo pouquíssimas exceções.

Vamos conhecer os troféus dos Estaduais entregues em 2019:

 Acreano AC - Simples, mas melhoraram em relação aos anos anteriores. Nota 8,5.

 Alagoano AL - segundo ano com esse belo troféu com estilo parecido com o do Brasileirão. Nota 10.
 Amazonense AM - segundo ano com a cópia do Mundial de Clubes. Nota 8.

 Baiano BA - novo troféu para a edição 2019. A Federação baiana insiste em modelos com cara de anos 80 e 90. Os tempos mudaram, pessoal! Nota 8.

 Brasiliense DF - novo troféu para a edição 2019. Estilo maneiro. Nota 9.

 Capixaba ES - segundo ano com esse troféu. Melhorou muito em relação aos modelos anteriores. Nota 9.

Carioca RJ - sétimo ano desse troféu. Além de muito bonito, é o troféu a mais tempo sendo utilizado nos Estaduais brasileiros. A Federação carioca acertou na escolha e na decisão. Nota 10.

 Catarinense SC - novo troféu para a edição 2019. Apensar de mudar todo ano, o troféu desse no superou em muito o dos anos anteriores que já teve até estátua da liberdade e uma estrela que parecia feita em acrílico. Nota 9.

Cearense CE -  Gostei muito do estilo. Manteve o design dos 3 anos anteriores, mas trocou a base que era o deixava o troféu mais feio. Nota 9,5.

 Gaúcho RS - novo troféu para a edição 2019. A Federação gaúcha gosta de trocar todo ano. Geralmebte a escolha não é boa, mas esse ano deu uma leve superada nas expectativas, com a "orelhuda dourada". Nota 9.

 Goiano GO - novo troféu para a edição 2019. Goiás também gosta de trocar todo ano, mas ao contrário de muitos estados, tem acertado nos designers dos últimos anos que segue uma similaridade com o troféu do Brasileirão. Nota 10.
Maranhense MA - novo troféu para a edição 2019. Acertaram no design. Nota 9.

Mato Grosso MT - novo troféu para a edição 2019. Simples, mas bem feito. Nota 8,5.

Mineiro MG - segundo troféu de estadual a mais tempo em disputa, já criou uma identidade com o campeonato mineiro. Costuma mudar poucos detalhes de um ano para o outro, mas mantêm a característica. Nota 10.

Paraense PA - Segundo ano com esse troféu. Apesar de maneirinho, tem galera que insiste em copiar o troféu da Champions League. Nota 8,5.

Paraibano PB -  Apesar da boa tentativa de torná-lo definitivo, acho esse modelo muito simplista. Nota 8,5.

Paranaense PR - mais uma Federação que não saiu dos anos 80/90. Nota 8.

 Paulista SP - terceiro ano com esse troféu. Grande, imponente, já começa a criar uma identidade com o paulistão. Só não dou 10, por ser uma cópia da Supercopa da Europa. Nota 9,5.

Pernambucano PE - segundo ano com esse troféu, os últimos anos tem caraterizado com as cores da bandeira de Pernambuco e eu particularmente, tenho gostado muito desse estilo. Nota 10.

Piauiense PI - novo troféu para a edição 2019. Comparado com os anteriores, esse superou e muito. Parabéns pelo aumento no nível do troféu. Nota 9.

Potiguar RN - Particularmente, não curto esses troféus que fazem homenagens a monumentos. Mas parece ter sido bem feito. Nota 8,5.

 Rondoniense RO - Simples, mas maneirinho. Nota 8,5.

Sergipano SE - Outro estado que tem acertado nos últimos anos. Poderia deixar esse modelo como definitivo. Nota 10.

Sul-mato-grossense MS - novo troféu para a edição 2019. muito anos 90. Nota 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre essa postagem: