11 de junho de 2019

Copa do Mundo de Futebol Feminino de 1970 e 1971 - Não Oficial (Women's World Cup)

Bem antes da primeira Copa do Mundo Feminina organizada pela FIFA em 1991  e do Torneio Internacional de Futebol Feminino organizado pela FIFA em 1988, as primeiras seleções femininas começaram a surgir nos anos 70 quando as proibições insensatas da prática do futebol pelas mulheres, começaram a cair.

O primeiro grande torneio entre seleções femininas ocorreu na Itália, em 1970, quando conseguiram formar oito seleções para disputar a Copa do Mundo Feminina patrocinada pela Martini Rosso e organizada pela recém criada Federação Internacional e Europeia de Futebol Feminino (FIEFF). Oficialmente, tratou-se de um torneio amistoso e festivo para apresentar o futebol feminino ao mundo, mas o sucesso de público foi tão grande, que ocorreu uma segunda edição do torneio no México, em 1971, com seis seleções. Ambas foram vencidas pela Dinamarca.

O troféu oferecido nas duas edições do torneio, foi dado pela patrocinadora e tinha uma base redonda que sustentava a representação da deusa grega Nice, que personificava a vitória na Grécia antiga. A imagem da deusa Nice no troféu foi inspirada da estátua conhecida como "Vitória de Samotrácia"que fica no Museu do Louvre e que não tem cabeça.


Infelizmente, a iniciativa não teve continuidade, pois a FIEFF foi extinta por causa da falta de apoio da FIFA e UEFA que proibiam suas federações nacionais de ter uma seleção feminina. A FIFA só iria abrir espaço para o futebol feminino nos anos 80 e viria a organizar oficialmente uma Copa do Mundo apenas 20 anos depois.

1971 Dinamarca
Participantes: Dinamarca, México, Argentina, Inglaterra, Itália e França.

1970 Dinamarca
Participantes: Dinamarca, Inglaterra, Alemanha, México, Itália, Áustria, Suíça e 
Tchescoslováquia (desistiu).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre essa postagem: