28 de fevereiro de 2020

Troféus misteriosos do futebol brasileiro


CAMPEONATO BRASILEIRO 1959 E 1970 - BAHIA / FLUMINENSE

O troféu da Taça Brasil erguido pelo Bahia em 1959 não é o mesmo que encontra-se na sala de troféus do clube, assim como o troféu erguido pelo Fluminense em 1970 não é o mesmo que encontra-se exposto em sua sala de troféus. E para tornar a situação ainda mais misteriosa, o troféu que está com o Bahia é idêntico ao que foi erguido pelo Fluminense, porém as inscrições são diferentes, o que nos indica que apesar de idênticos não trata-se do mesmo troféu.

Ordem das imagens: troféu erguido pelo Bahia em 1959 / troféu exposto pelo Bahia / troféu erguido pelo Fluminense em 1970 / troféu exposto pelo Fluminense.


MUNDIAL DE CLUBES 1962 E 1963 - SANTOS

Em 2003, quando o Santos foi montar um moderno memorial de conquistas do clube, percebeu que faltavam os troféus do bicampeonato mundial no anos 60. Após, pesquisas em documentos e jornais da época, chegaram a conclusão que o troféu original era de posse transitória e só ficou com o Santos nos anos em que ele a conquistou, devolvendo para as entidades organizadoras. Cabia ao clube campeão, providenciar uma réplica, o que não foi feito naquela época.

Conta-se que o São Paulo, campeão da mesma taça em 1992 e 1993, emprestou a deles para o clube santista fazer duas réplicas, que são as que estão no Memorial de conquistas, atualmente.


Fonte: globo.com

CAMPEONATO BRASILEIRO - TAÇA BRASIL 1966 - CRUZEIRO

O troféu da primeira conquista nacional do Cruzeiro em 1966, só foi confeccionada quase 50 anos depois. O troféu original era de posse transitória e seria entregue em definitivo para o clube campeão 3 vezes seguidas ou 5 vezes de forma alternada. O Cruzeiro só ganhou uma vez, devolveu o troféu, não ganhou uma réplica e nem mandou confeccionar uma. Apenas em 2010, descobriu-se isso e resolveram fazer uma réplica. 
Como a Taça Brasil foi extinta em 1968, o troféu original acabou ficando com o Botafogo, o último campeão.


Fonte: uol.com.br

CAMPEONATO BRASILEIRO 1987 - TAÇA DAS BOLINHAS - FLAMENGO/SÃO PAULO

A Taça das Bolinhas, criada pela Caixa Econômica Federal e oferecida ao campeão brasileiro a partir de 1975, seria entregue em definitivo para o clube que conquistasse o Brasileirão por 3 vezes seguidas ou 5 vezes de forma alternada. Tudo ia bem até 1987, quando o polêmico campeonato não definiu de forma clara o campeão daquele ano. Oficialmente, para a CBF, somente o Sport é campeão, mas para muitos, o Flamengo também é.

Em 1992, o Flamengo conquistou o Brasileirão e reivindicou a taça das bolinhas pelo seu quinto título, mas para a CBF seria o quarto título, já que ela não considerava o de 1987. A partir de 1993, a Taça das Bolinhas deixou de aparecer nas premiações e foi mantida trancada pela Caixa Econômica Federal, já que o impasse não foi resolvido.

Só que em 2007, a história renasceu com o quinto título do São Paulo que começou a também reivindicar a tala das bolinhas. O assunto foi parar na justiça.

Em 2010, a CBF chegou a cogitar que o troféu tinha desaparecido, mas acabou sendo localizado pela Caixa Econômica em um de seus cofres. Em 2011, o São Paulo recebeu o troféu, mas teve que devolver. Após o assunto chegar ao Supremo Tribunal Federal, Sport foi declarado o único campeão de 1987, mas o troféu original continua em posse da Caixa Econômica.


Fonte: uol.com.br e r7.com

SUPERCOPA DO BRASIL 1990 - GRÊMIO

A primeira disputa da Supercopa do Brasil foi marcada por desorganização, problemas na transmissão, muita chuva e crise financeira no país. Diante desse cenário, a falta de datas no calendário do futebol brasileiro, fez com que as duas partidas da Libertadores da América entre Grêmio e Vasco, valesse também, para decidir o supercampeão do Brasil.

O jogo em São Januário terminou, o Grêmio conquistou a Supercopa, mas o troféu nunca foi entregue. Pior que nem réplica dava pra fazer, pois nunca existiu nenhum troféu para essa competição e era a primeira da história. No ano seguinte, o Corinthians foi campeão e a CBF entregou um troféu que está no museu do clube paulista. No ano seguinte, a competição foi cancelada. Após 30 anos, a Supercopa do Brasil foi reativada com um novo troféu e o Grêmio ainda pede para que a CBF entregue um troféu que simbolize a sua conquista.

Fonte: globo.com

COPA CONMEBOL 1993 - BOTAFOGO

O maior título internacional do Botafogo, ficou por mais de 20 anos sem a taça em sua sala de troféus. Nesse caso, ainda não ficou esclarecido se o clube não ganhou uma réplica da Conmebol na época ou se perdeu a taça em algum momento (o que eu acho difícil).

Em 2017, para corrigir esse problema histórico, o Botafogo fez uma réplica do troféu e ele ganhou destaque em seu memorial de conquistas.


Fonte: globo.com

RECOPA SULAMERICANA 1998 - CRUZEIRO

Este caso não trata-se de um troféu desaparecido, mas de um troféu diferente.
A Recopa de 1998 foi bem desorganizada. Por falta de datas e patrocínio, só ocorreu em 1999 e valendo também como jogo da Copa Mercosul daquele ano. Após a vitória contundente do Cruzeiro na casa do River Plate, os jogadores aguardavam a entrega do troféu em campo quando os refletores do estádio foram apagados, os irrigadores do gramado foram ligados e, inexplicavelmente, foram avisados que só receberiam o troféu no vestiário.

Não me lembro de ter visto fotos com a entrega do troféu, mas o mesmo está exposto na galeria cruzeirense. Outro fato inexplicável é o motivo desse troféu ser totalmente diferente do tradicional troféu da Recopa. Fato é, que depois desse jogo a Recopa Sulamericana ficou 4 anos sem ser disputada.


Fonte: jogosimortais.com.br

COPA DO MUNDO 1970 - TAÇA JULES RIMET - BRASIL

Essa é uma longa história e a mais triste do futebol brasileiro.
Acesse o link e saiba tudo sobre a história e o roubo do troféu da Copa do Mundo.
http://trofeusdofutebol.blogspot.com/2014/06/trofeu-jules-rimet-criacao-historia.html


5 comentários:

  1. Uma curiosidade interessante que pode ser incluída aqui é que, o modelo do troféu do Campeonato Brasileiro erguido pelo Palmeiras em 1973:

    https://www.gazetaesportiva.com/wp-content/uploads/imagem/2015/11/23/Brasileiro1973-1024x936.jpg

    É o mesmo (ou um extremamente parecido) com um troféu entregue pela Rainha Elizabeth ao Pelé em um amistoso realizado em 1968:

    https://4.bp.blogspot.com/-84B-ThqnlVM/WgYoGY3nVvI/AAAAAAAALUw/24ZU7HTYM4gdx-sRdtM5MwBhinWQcguZgCLcBGAs/s1600/23484483_1673846006020851_539012563_o.png

    Coincidência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Essa não sabia. Se você pesquisar vários campeonatos diferentes tiveram troféus iguais! Estou até juntando material para tratar alguns casos que tenho conhecimento. Esse é mais um que posso adicionar. Abraços.

      Excluir
  2. Quando o Cruzeiro venceu a Recopa contra o River Plate,em partidas válidas pela Copa Mercosul de 1999 o troféu tradicional foi entregue também.
    Caso encontrar matéria do jogo no Monumental de Nunez do Esporte Total da Band.

    ResponderExcluir
  3. Ariel, boa noite, eu queria conhecer o troféu da amizade que o bahia venceu em 1959!

    ResponderExcluir
  4. Ariel boa noite, se puder, ache a taça da amizade de 1959, vencida pelo bahia

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre essa postagem: