9 de setembro de 2020

Copa Rio e Copa Rivadávia Corrêa (1951-1953)

Considerado um Mundial de Clubes pioneiro, por partes dos torcedores dos times que a conquistou, a Copa Rio Internacional foi um marco no início dos anos 50. É fato, que havia uma valorização do torneio na época, pois não havia nenhum torneio semelhante, e que as edições contaram com a organização da CBD (percussora da CBF) e a autorização da FIFA, contando com times de outros países, que eram potências em suas regiões.


As partidas foram disputadas em São Paulo e no Rio de Janeiro e todas as finais foram no Estádio do Maracanã, que naquele momento era o maior do mundo e havia sediado as finais da Copa do Mundo de 1950. As três edições contaram com 8 equipes, mas nitidamente a última, em 1953, foi a menos prestigiada por ter menos clubes estrangeiros, além de ter o nome do torneio alterado. Abaixo, os participantes de cada edição:

1951: Palmeiras e Vasco (Brasil), Áustria Viena (Áustria), Sporting (Portugal), Nacional (Uruguai), Nice (França), Estrela Vermelha (Iugoslávia), Juventus (Itália).

1952: Fluminense e Corinthians (Brasil), Peñarol (Uruguai), Sporting (Portugal), Grasshopper (Suíça), Áustria Viena (Áustria), Libertad (Paraguai), Saarbrücken (Alemanha).

1953: Vasco, Botafogo, Fluminense, Corinthians e São Paulo (Brasil), Hibernian (Escócia), Olímpia (Paraguai), Sporting (Portugal).
_____________________________
GALERIA DOS CAMPEÕES:
_____________________________

1953 Vasco (Brasil)

1952 Fluminense (Brasil)

1951 Palmeiras (Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre essa postagem: