segunda-feira, 4 de junho de 2018

Seleções que surpreenderam na Copa do Mundo

Curta o nosso FACEBOOK pelo link: https://www.facebook.com/trofeusdofutebol

2014 – Costa Rica (América Central)
Chegou até as quartas de final, sendo eliminada pela Holanda nos pênaltis, após um empate em 0x0. Na primeira fase acabou em primeiro lugar no grupo da morte que tinha três seleções campeãs do mundo. 3 x 1 Uruguai, 1 x 0 Itália, 0 x 0 Inglaterra, 1 x 1 Grécia (5x3 nos pênaltis). 0 x 0 Holanda (3x4 nos pênaltis)

2010 – Gana (África)
Chegou até as quartas de final, sendo eliminada pelo Uruguai nos pênaltis, após empate em 1x1.  A jogada crucial desse jogo ocorreu no final da prorrogação, quando Gana ia marcar o segundo gol e o atacante uruguaio, Luís Suárez, colocou a mão na bola bem debaixo da linha. O gol certo virou pênalti e o Uruguai foi expulso. Porém, o jogador ganês perdeu o pênalti levando a partida para a disputa de pênaltis. O Uruguai venceu as penalidades por 4x2. Foi a seleção africana que teve mais perto de uma semi-final de Copa do Mundo.

2006 – Ucrânia e Suíça (Europa)
A Ucrânia chegou até as quartas de final, sendo eliminada pela Itália. Antes, passou pela Suíça nos pênaltis e na fase de grupos foi goleada pela Espanha e venceu Arábia Saudita e Tunísia.


A Suíça foi eliminada pela Ucrânia nas Oitavas. Mas o destaque da participação do país, foi o fato de disputar 4 jogos e não tomar nenhum gol. Foi eliminada em disputa de pênaltis após um 0x0 no tempo normal + prorrogação.


2002 – Coréia do Sul (Ásia), Turquia (Europa) e Senegal (África)
Essa Copa merece destacar essas três seleções. A Coréia do Sul foi uma das sedes da Copa e fez história chegando em uma improvável semi-final e perdendo apenas por 1x0 para Alemanha. Antes disso, passou em primeiro no seu grupo com vitórias em cima da Polônia e Portugal e empate com os Estados Unidos. Nas oitavas, vencei a Itália na prorrogação e nas quartas venceu a Espanha nos pênaltis.

A Turquia terminou em terceiro lugar, após perder para o Brasil por apenas 1x0 na semi-final. Na fase de grupos, perdeu para o mesmo Brasil na estreia, mas empatou com a Costa Rica e venceu a China. Nas oitavas, passou pelo Japão que foi país sede e nas quartas venceu Senegal.

Senegal surpreendeu na fase de grupos ao vencer a campeã mundial França e empatar com a boa equipe da Dinamarca e o Uruguai. Nas oitavas, passou pela Suécia na prorrogação e caiu nas quartas para a Turquia.
 
1998 – Croácia (Europa)
Liderada pelo atacante Süker, a seleção novata surpreendeu na Copa. Na fase de grupos venceu a Jamaica e Japão e foi derrotada pela Argentina. Nas oitavas, passou pela Romênia e nas quartas massacrou a Alemanha por 3x0. Na semi-final levou a virada para as anfitriões franceses e venceu a disputa do terceiro lugar com a Holanda.

1994 – Bulgária (Europa)
Até então pouco conhecida no futebol, a Bulgária foi longe. Na fase de grupos estreou perdendo para Nigéria, mas venceu a Grécia e a Argentina. No mata-mata passou por México e Alemanha. Na semi, perdeu para Itália em um jogo bem disputado. Acabou em quarto lugar ao perder a disputado do terceiro lugar com uma goleada da Suécia.

1990 – Camarões (África)
Como não lembrar os camaroneses liderados por Milla? Acabou em primeiro do grupo ao perder para a União Soviética e ganhar da Romênia e da poderosa Argentina. Passou pela Colômbia nas oitavas e foi derrotada pela Inglaterra somente na prorrogação em um disputadíssimo jogo que acabou 3x2 para os ingleses.

1986 – Bélgica (Europa)
Os belgas só passaram em terceiro do grupo. Perderam para o México, empataram com o Paraguai e ganharam do Iraque. Mas no mata-mata passou pela União Soviética na prorrogação por 4x3. Nas quartas passou pela Espanha nos pênaltis, mas na semi foi derrotada pela Argentina. Perdeu a disputa pelo terceiro lugar para a França e acabou em quarto.

1982 – Argélia (África)
Mais uma Copa sem grandes surpresas, o destaque fica para a campanha da Argélia que na fase de grupos ficou com a mesma pontuação da Alemanha Ocidental e Áustria, mas acabou eliminada nos critérios de desempate. Venceu a poderosa Alemanha e o Chile e perdeu para a Áustria.

1978 – Tunísia (África)
Em uma Copa sem grandes surpresas, podemos destacar a campanha da Tunísia que mesmo não passando da primeira fase, derrotou o México, empatou em 0x0 com a Alemanha e perdeu apenas de 1x0 para Polônia.

1974 – Polônia (Europa)
Terminou em terceiro lugar vencendo o Brasil. Antes disso, passou na primeira fase com três vitórias contra a Argentina, Haiti e Itália. Na segunda fase venceu Suécia e Iugoslávia e só perdeu para a Alemanha Ocidental por 1x0 no jogo que decidiu um dos finalistas da Copa.

1970 – Peru (América do Sul)
Passou em segundo na primeira fase, vencendo Bulgária e Marrocos. Perdeu penas para a Alemanha Ocidental. Acabou sendo derrotada nas quartas pela forte seleção brasileira por 4x2.

1966 – Coréia do Norte (Ásia)
A seleção norte-coreana já fez barulho em uma Copa do Mundo. Na fase de grupos ficou em segundo perdendo apenas para União Soviética na estreia. Depois, empatou com o Chile e venceu a temida Itália. Nas quartas, perdeu para Portugal de Eusébio em um jogo histórico terminado em 5x3.

1962 – Chile (América do Sul)
Acho que podemos dizer que a anfitriã dessa Copa foi a grande surpresa. Na fase de grupos, derrotou Suíça e a grande Itália, perdendo apenas para a Alemanha Ocidental. Nas quartas venceu a União Soviética, mas perdeu a semi-final para o Brasil na conhecida Batalha de Santiago. Venceu a Iugoslávia na disputa do terceiro lugar.

1958 – Irlanda do Norte e País de Gales (Europa)
As duas seleções do Reino Unido, bem menos conhecidas que a Inglaterra, surpreenderam chegando até as quartas de finais. A Irlanda do Norte fez bonito na fase de grupos e acabou em primeiro vencendo a Tchecoslováquia, empatando com a Alemanha Ocidental e perdendo para a Argentina. Nas quartas acabou sendo goleada pela França.

O País de Gales passou da Hungria em um jogo desempate e empatando anteriormente com a mesma Hungria, Suécia e México. Nas quartas, perdeu de apenas 1x0 para o Brasil de Pelé.

1930 a 1954 – Nas cinco primeiras Copas, até para comparação com Copas anteriores, não temos como destacar grandes surpresas. Mas podemos destacar Cuba em 1938 ao passar pelo primeiro jogo derrotando a Romênia, mas no jogo seguinte foi arrasada pela Suécia por 8x0 em jogo válido pelas quartas. Em 1930, os Estados Unidos ficou em terceiro lugar com uma campanha que ninguém imaginava que iriam tão longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curta o nosso FACEBOOK pelo link:
https://www.facebook.com/trofeusdofutebol

Deixe aqui seu comentário sobre essa matéria.