16 de setembro de 2020

Os quatro troféus da Copa João Havelange 2000

Após a confusão no Campeonato Brasileiro de 1999 ir parar na justiça, a CBF foi impedida de organizar o Campeonato Brasileiro em 2000. A solução foi o extinto Clube dos 13 organizar um campeonato as pressas e não poderia usar o formato e nem as promoções e rebaixamentos entre as divisões do Brasileirão 1999, mas acabou usando a posição dos times como parâmetros para a organizar 4 módulos:


O módulo azul reuniu os times da 1ª divisão 1999 + os os que ascenderam da 2ª divisão, mais alguns outros times que estavam na 2ª divisão, totalizando 25 times. Os 12 primeiros colocados seguiram para a fase final.

O módulo amarelo reuniu times da 2ª e 3ª divisão de 1999, totalizando 36 times. Os 3 primeiros colocados seguiram para a fase final.

O módulo verde reuniu outros 28 times das regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste que estavam na 3ª divisão,mais outros times que foram convidado outros times foram convidados.

O módulo branco reuniu outros 27 times das regiões Sul e Sudeste que estavam na 3ª divisão, mais outros times que foram convidados. Os módulos verde e branco se uniam em determinado momento e o vencedor do módulo unificado ganhava 1 vaga para a fase final.

TROFÉUS - percebe-se que os 4 troféus tem o design semelhante, mudando apenas uns detalhes, como a cor.

O Cruzeiro-MG ficou em primeiro no módulo azul, mas não ganhou nenhum troféu. Foi eliminado na semi-final da fase final.

O Paraná-PR conquistou o módulo amarelo e ganhou um troféu cobreado. Foi eliminado nas quartas da fase final.


O Matutrom-PR conquistou o módulo verde/branco e ganhou um troféu cobreado. Foi eliminado nas oitavas da fase final.


O São Caetano-SP foi vice do módulo amarelo e não ganhou troféu, mas avançou para a fase final e foi vice-campeão e ganhou um troféu prateado.


O Vasco-RJ passou para a fase final em 5º lugar no módulo azul e acabou sendo o campeão e ganhou um troféu dourado.


Devido a organização dos módulos, muitos consideram o Paraná como campeão da 2ª divisão de 2000 e o Malutrom como campeão da 3ª divisão de 2000, porém a CBF só reconhece o Vasco e São Caetano como campeão e vice, respectivamente do Campeonato Brasileiro de 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre essa postagem: