Após a confusão no Campeonato Brasileiro de 1999 ir parar na justiça, a CBF foi impedida de organizar o Campeonato Brasileiro em 2000. A solução foi o extinto Clube dos 13 organizar um campeonato as pressas e não poderia usar o formato e nem as promoções e rebaixamentos entre as divisões do Brasileirão 1999, mas acabou usando a posição dos times como parâmetros para a organizar 4 módulos:
O módulo azul reuniu os times da 1ª divisão 1999 + os os que ascenderam da 2ª divisão, mais alguns outros times que estavam na 2ª divisão, totalizando 25 times. Os 12 primeiros colocados seguiram para a fase final.
O módulo amarelo reuniu times da 2ª e 3ª divisão de 1999, totalizando 36 times. Os 3 primeiros colocados seguiram para a fase final.
O módulo verde reuniu outros 28 times das regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste que estavam na 3ª divisão,mais outros times que foram convidado outros times foram convidados.
O módulo branco reuniu outros 27 times das regiões Sul e Sudeste que estavam na 3ª divisão, mais outros times que foram convidados. Os módulos verde e branco se uniam em determinado momento e o vencedor do módulo unificado ganhava 1 vaga para a fase final.
TROFÉUS - percebe-se que os 4 troféus tem o design semelhante, mudando apenas uns detalhes, como a cor.
O Cruzeiro-MG ficou em primeiro no módulo azul, mas não ganhou nenhum troféu. Foi eliminado na semi-final da fase final.
O Paraná-PR conquistou o módulo amarelo e ganhou um troféu cobreado. Foi eliminado nas quartas da fase final.
O Matutrom-PR conquistou o módulo verde/branco e ganhou um troféu cobreado. Foi eliminado nas oitavas da fase final.
O São Caetano-SP foi vice do módulo amarelo e não ganhou troféu, mas avançou para a fase final e foi vice-campeão e ganhou um troféu prateado.
O Vasco-RJ passou para a fase final em 5º lugar no módulo azul e acabou sendo o campeão e ganhou um troféu dourado.
Devido a organização dos módulos, muitos consideram o Paraná como campeão da 2ª divisão de 2000 e o Malutrom como campeão da 3ª divisão de 2000, porém a CBF só reconhece o Vasco e São Caetano como campeão e vice, respectivamente do Campeonato Brasileiro de 2000.
Na verdade, foram cinco troféus, porque sim, o Cruzeiro ganhou um troféu por ter sido o primeiro colocado do Módulo Azul. Na Placar de dezembro de 2000 tem foto do zagueiro Cléber recebendo a taça.
ResponderExcluirEu acessei a Placar de Dezembro 2000 e confirmo o que o colega disse no comentário anterior, tem uma foto da TAÇA DO MÓDULO AZUL ganha pelo Cruzeiro na Copa João Havelange!
ResponderExcluirCRUZEIRO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2000, MÓDULO AZUL DA COPA JOÃO HAVELANGE DE 2000, TORNEIO APERTURA, A ELITE, SÉRIE A, PRIMEIRA DIVISÃO, SEMELHANTE AO CAMPEONATO ARGENTINO DE FUTEBOL! O CRUZEIRO CONQUISTOU O TORNEIO APERTURA (ABERTURA) E O VASCO CONQUISTOU O CLAUSURA (FECHAMENTO). OS DOIS CLUBES FORAM CAMPEÕES BRADILEIROS DE 2000!
ResponderExcluirCRUZEIRO CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE A DE 2000! PARANÁ CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE B DE 2000! MALUTRON CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE C DE 2000! VASCO CAMPEÃO DA COPA JOÃO HAVELANGE DE 2000!
ResponderExcluirSe a copa dos campeões de 1937 é um campeonato brasileiro, se a taça Brasil é um campeonato brasileiro, quanto mais o módulo azul da copa João Havelange! O campeonato teve 25 times, o cruzeiro fez 24 jogos, e jogou contra todos da elite, inclusive com o corinthians campeão mundial! Eu vi o capitão do cruzeiro levantando a taça de campeão do módulo azul! Os torcedores do Paraná receberam os jogsdores com festa em Curitiba e gritaram bicampeão da séri B! Fizeram até carreata no Paraná com o caminhão do corpo de bombeiros! Por isso que eu não fiquei tão triste quando o cruzeiro perdeu para o Vasco naquele dia, o Cruzeiro também fou campeão brasileiro! Módulo azul é um título nacional! O Atlético Mineiro confrontou 5 times em 1937, no módulo azul de 2000 o cruzeiro confrotou 24 times!
ResponderExcluir