Após a confusão no Campeonato Brasileiro de 1999 ir parar na justiça, a CBF foi impedida de organizar o Campeonato Brasileiro em 2000. A solução foi o extinto Clube dos 13 organizar um campeonato as pressas e não poderia usar o formato e nem as promoções e rebaixamentos entre as divisões do Brasileirão 1999, mas acabou usando a posição dos times como parâmetros para a organizar 4 módulos:
O módulo azul reuniu os times da 1ª divisão 1999 + os os que ascenderam da 2ª divisão, mais alguns outros times que estavam na 2ª divisão, totalizando 25 times. Os 12 primeiros colocados seguiram para a fase final.
O módulo amarelo reuniu times da 2ª e 3ª divisão de 1999, totalizando 36 times. Os 3 primeiros colocados seguiram para a fase final.
O módulo verde reuniu outros 28 times das regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste que estavam na 3ª divisão,mais outros times que foram convidado outros times foram convidados.
O módulo branco reuniu outros 27 times das regiões Sul e Sudeste que estavam na 3ª divisão, mais outros times que foram convidados. Os módulos verde e branco se uniam em determinado momento e o vencedor do módulo unificado ganhava 1 vaga para a fase final.
TROFÉUS - percebe-se que os 5 troféus tem o design semelhante, mudando apenas uns detalhes, como a cor.
O Paraná-PR conquistou o módulo amarelo e ganhou um troféu cobreado. Foi eliminado nas quartas da fase final.
O Matutrom-PR conquistou o módulo verde/branco e ganhou um troféu cobreado. Foi eliminado nas oitavas da fase final.
O Cruzeiro-MG conquistou o módulo azul, mas foi eliminado na fase final.
O São Caetano-SP foi vice do módulo amarelo e não ganhou troféu, mas avançou para a fase final e foi vice-campeão e ganhou um troféu prateado.
O Vasco-RJ passou para a fase final em 5º lugar no módulo azul e acabou sendo o campeão e ganhou um troféu dourado.
Devido a organização dos módulos, muitos consideram o Paraná como campeão da 2ª divisão de 2000 e o Malutrom como campeão da 3ª divisão de 2000, porém a CBF só reconhece o Vasco e São Caetano como campeão e vice, respectivamente do Campeonato Brasileiro de 2000.
Na verdade, foram cinco troféus, porque sim, o Cruzeiro ganhou um troféu por ter sido o primeiro colocado do Módulo Azul. Na Placar de dezembro de 2000 tem foto do zagueiro Cléber recebendo a taça.
ResponderExcluirObrigado pela dica. Já atualizei a postagem.
ExcluirEu acessei a Placar de Dezembro 2000 e confirmo o que o colega disse no comentário anterior, tem uma foto da TAÇA DO MÓDULO AZUL ganha pelo Cruzeiro na Copa João Havelange!
ResponderExcluirObrigado pela dica. Já atualizei a postagem.
ExcluirCRUZEIRO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2000, MÓDULO AZUL DA COPA JOÃO HAVELANGE DE 2000, TORNEIO APERTURA, A ELITE, SÉRIE A, PRIMEIRA DIVISÃO, SEMELHANTE AO CAMPEONATO ARGENTINO DE FUTEBOL! O CRUZEIRO CONQUISTOU O TORNEIO APERTURA (ABERTURA) E O VASCO CONQUISTOU O CLAUSURA (FECHAMENTO). OS DOIS CLUBES FORAM CAMPEÕES BRADILEIROS DE 2000!
ResponderExcluirCRUZEIRO CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE A DE 2000! PARANÁ CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE B DE 2000! MALUTRON CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE C DE 2000! VASCO CAMPEÃO DA COPA JOÃO HAVELANGE DE 2000!
ResponderExcluirSe a copa dos campeões de 1937 é um campeonato brasileiro, se a taça Brasil é um campeonato brasileiro, quanto mais o módulo azul da copa João Havelange! O campeonato teve 25 times, o cruzeiro fez 24 jogos, e jogou contra todos da elite, inclusive com o corinthians campeão mundial! Eu vi o capitão do cruzeiro levantando a taça de campeão do módulo azul! Os torcedores do Paraná receberam os jogsdores com festa em Curitiba e gritaram bicampeão da séri B! Fizeram até carreata no Paraná com o caminhão do corpo de bombeiros! Por isso que eu não fiquei tão triste quando o cruzeiro perdeu para o Vasco naquele dia, o Cruzeiro também fou campeão brasileiro! Módulo azul é um título nacional! O Atlético Mineiro confrontou 5 times em 1937, no módulo azul de 2000 o cruzeiro confrotou 24 times!
ResponderExcluir